07h00 - quarta, 30/03/2022

CLAIM vai continuar
no concelho de Odemira

CLAIM vai continuar no concelho de Odemira

A Câmara de Odemira, a TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, seis entidades empresariais, três juntas de freguesia e duas associações assinaram, na passada semana, um protocolo de colaboração para garantir a atividade do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) no concelho de Odemira até 2024.
Segundo a autarquia, o protocolo tem como objetivo "assegurar a continuidade" do CLAIM de Odemira "enquanto gabinete de acolhimento, informação e apoio descentralizado aos imigrantes que afluem ao concelho, no âmbito do acolhimento e integração, no cumprimento das estratégias definidas a nível nacional e local".
O consórcio junta a TAIPA, enquanto entidade promotora e executora do CLAIM e, na qualidade de entidades financiadoras, a Câmara de Odemira, as empresas Lusomorango, Multitempo, Sudoberry, The Summer Berry Company Portugal e ACMR.
A estas juntam-se, na qualidade de entidades não financiadoras, as juntas de freguesia de São Teotónio, de Longueira/Almograve, de Vila Nova de Milfontes e de Boavista dos Pinheiros, assim como a AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur e a Casas Brancas – Associação de Turismo de Qualidade do Litoral Alentejano e Costa Vicentina.
O protocolo assinado na passada semana estabelece o financiamento de 193.009,93 euros pelo período 2022-2024, sendo a comparticipação da Câmara de Odemira no montante de 99.982,82 euros.
Já a Lusomorango vai financiar o projeto com 28.908,36 euros, enquanto as restantes entidades assumem o montante global de 64.118,75 euros, distribuídos em partes iguais entre si.
Em atividade desde 1 de julho de 2016, o CLAIM de Odemira já efetuou 15.586 atendimentos e tem registado uma maior proximidade com os cidadãos migrantes e maior colaboração com as empresas e os serviços públicos.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, disse tratar-se de "um projeto pioneiro que se transformou em resposta local, que foi capaz de juntar várias entidades de diferentes naturezas para encontrar respostas aos problemas da comunidade migrante na sua integração".
Por sua vez, a presidente da TAIPA, Dora Guerreiro, sublinhou que o CLAIM "tem três pontos fortes: promove as relações de proximidade, horários ajustáveis e o seu carácter itinerante".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial