07h00 - sexta, 08/04/2022

Alentejo Litoral
vai ter uma carta
arqueológica subaquática

Alentejo Litoral vai ter uma carta arqueológica subaquática

A elaboração de uma carta arqueológica subaquática integrada do Alentejo Litoral é o grande objetivo da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), que apresenta nesta sexta-feira, 8, em Alcácer do Sal, o projeto "Um Mergulho na História".
Com uma dotação orçamental de 300 mil euros, o projeto é financiado pelo Orçamento Participativo de Portugal (OPP) e é apresentado publicamente, a partir das 10h00, no Auditório Municipal de Alcácer do Sal.
A sessão contará com as presenças do presidente da autarquia, Vítor Proença, e do diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos.
Em comunicado, a DGPC explica que a ideia de promover a investigação em arqueologia náutica e subaquática na costa alentejana, "envolvendo as populações locais, foi lançada no âmbito do Centro de Arqueologia Náutica do Alentejo Litoral (CANAL)".
A mesma fonte acrescenta que o projeto "prevê missões de prospeção e de localização de sítios arqueológicos submersos ou em ambiente misto no Litoral Alentejano", tendo o apoio das câmaras de Alcácer do Sal, Grândola e Sines, assim como do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, do Instituto de Arqueologia e Paleociências da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
A par da apresentação do projeto, o Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebe durante o fim-de-semana, dias 8 a 10 de abril, o workshop "Arqueologia Fluvial: Um Mergulho na História", que visa "a partilha de conhecimento e de boas práticas nesta área disciplinar".
Na iniciativa vão participar 12 especialistas nacionais e estrangeiros, "que vão debater temas relacionados com a arqueologia subaquática em ambientes fluviais e a utilização de soluções robóticas não tripuladas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

11h00 - quinta, 23/06/2022
Feira PIMEL
de regresso em
Alcácer do Sal
Música, gastronomia e atividades equestres compõem o 'cartaz' deste ano da PIMEL – Feira de Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, que decorre a partir desta quinta-feira, 23, no "espaço renovado" do Parque Urbano da cidade.
07h00 - quinta, 23/06/2022
Produção de arroz cai
20% no Vale do Sado
O presidente do Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado (APARROZ), com sede em Alcácer do Sal, estima uma quebra de 20% na produção de arroz na região em relação à campanha de 2021, com uma redução da área de cultivo na ordem dos 1.
08h00 - quarta, 15/06/2022
"Férias Desportivas
de Verão" em Alcácer
e no Torrão
A Câmara de Alcácer do Sal vai promover, a partir de segunda-feira, 20, o programa "Férias Desportivas de Verão 2022", para "ocupar de forma saudável" os tempos livres das crianças e jovens, dos seis aos 16 anos, na pausa letiva que se avizinha.
07h00 - terça, 14/06/2022
"Rota do Arroz"
nos restaurantes
de Alcácer do Sal
Reforçar a atratividade do concelho e valorizar os produtos endógenos são dois dos objetivos da segunda edição da "Rota do Arroz", iniciativa que a Câmara de Alcácer do Sal vai promover a partir desta terça-feira, 14.
07h00 - terça, 07/06/2022
PIMEL 2022 com
cartaz "fechado"
David Carreira, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra são os "cabeças de cartaz" da 30ª edição da PIMEL-Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, que se realiza entre os dias 23e 26 de junho no novo Parque Urbano da cidade.

Data: 17/06/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial