07h00 - sábado, 16/04/2022

Circo acrobático
para ver nas ruas
de Santiago do Cacém

Circo acrobático para ver nas ruas de Santiago do Cacém

A companhia de circo contemporâneo francesa XY vai apresentar, neste sábado, 16, em Santiago do Cacém, o espetáculo "Les Voyages", que pretende "reinterpretar" o espaço público da cidade através da "linguagem acrobática".
O espetáculo, integrado na edição de 2022 do projeto "Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além Tejo", resulta de uma residência artística que 20 acrobatas da companhia francesa estão a realizar nesta cidade do Litoral Alentejano desde segunda-feira, 11.
"Eles vão levar as pessoas pelos lugares da cidade", sendo que "a partir da sua visão de cidade construíram uma dramaturgia visual e física", explica Lusa Giacomo Scalisi, diretor artístico do "Lavrar o Mira e a Lagoa".
A apresentação de "Les Voyages" está agendada para sábado, pelas 16h30, com ponto de encontro no Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santigo do Cacém, numa iniciativa que terá a participação do Coral Harmonia.
Em comunicado, a Câmara de Santiago do Cacém referiu que a performance "conjuga a pintura, a história e a arte circense", sendo que "através da linguagem acrobática reflete e reinterpreta o espaço público para oferecer um instante, uma emoção particular".
"É a partir deste olhar e deste pensamento visual que têm sobre a cidade e desta ligação com o espaço urbano" que estes artistas criaram "coreografias aéreas que, no fundo, mudam a visão da própria cidade, das próprias praças e dos próprios lugares", acrescenta Giacomo Scalisi.
O programador destaca ainda o facto do espetáculo, para maiores de três anos, ser apresentado "no mês de abril", em que os portugueses celebram a liberdade.
"Aqui temos a liberdade de desafiar a gravidade e sermos mais leves, o que nos dá uma visão diferente sobre a realidade pesada que estamos a viver nestes tempos", diz.
Depois de Santiago do Cacém, a companhia XY vai "mudar-se" para Odemira, onde realizará uma residência artística até dia 25 de abril, data em que apresenta "Les Voyages", a partir das 18h00, no Cerro do Peguinho.
"Em Odemira será construída uma nova dramaturgia a partir da vila, que é muito diferente de Santiago [do Cacém], e também da ligação que as pessoas têm com as próprias memórias e com a localidade", explica Giacomo Scalisi.
A apresentação de "Les Voyages" em Odemira vai integrar o programa das comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril, promovido pela Câmara Municipal.
A acompanhar os acrobatas franceses durante o espetáculo vai estar a Banda Filarmónica de Odemira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/06/2022
AdSA tem
novo centro de
atendimento
A empresa Águas de Santo André (AdSA), com sede em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), acaba de lançar um novo serviço de atendimento aos clientes, a funcionar em permanência 24 horas por dia.
07h00 - terça, 21/06/2022
Campanha para
poupar água em
Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém acaba de lançar uma campanha para sensibilizar a população para a importância da poupança de água, apelando à adoção de comportamentos que permitam o uso consciente deste recurso.
07h00 - quinta, 09/06/2022
Museu de Arqueologia
de Alvalade distinguido
O Museu de Arqueologia de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria "Coleção Visitável", atribuída pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
07h00 - quarta, 08/06/2022
Cerca de 45 mil
pessoas visitaram
a Santiagro 2022
Cerca de "45 mil pessoas" passaram pela 34ª edição da Santiagro-Feira Agropecuária e do Cavalo, que a Câmara de Santiago do Cacém promoveu, entre os dias 2 e 5 de junho, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.
07h00 - terça, 07/06/2022
Câmara de Santiago faz
protocolo com CPPME
A Câmara de Santiago do Cacém e a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) estabeleceram um protocolo para desenvolver ações e projetos de apoio ao desenvolvimento económico.

Data: 17/06/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial