A Câmara de Santiago do Cacém anunciou ter apoiado a vinda de família ucraniana (uma mãe com dois filhos menores de idade), oriundos da cidade de Kiev, para a região.
Em comunicado, a autarquia revela ter comprado os bilhetes de avião para a viagem para Portugal desta família, respondendo a um pedido de ajuda da Associação Cultural dos Países de LesteRassvet, sediada em Sines.
A família foi recebida, na segunda-feira, 18, pelo presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, e pela vereadora da Ação Social, Sónia Gonçalves, na Sala de Sessões do município.
Na ocasião, a autarquia ofereceu a esta família um cabaz de produtos de higiene pessoal.
A Câmara de Santiago do Cacém explica que a vinda desta família resultou de uma parceria com o Município de Sines, que disponibilizou um primeiro local de alojamento.
A autarquia acrescenta que tem mantido "o contacto com as diferentes entidades envolvidas no acolhimento dos refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, respondendo às diferentes solicitações de ajuda que têm sido encaminhadas para os seus serviços".
A Câmara de Santiago do Cacém lemra que, "desde a primeira hora", tem estado "ao lado das várias ações de apoio promovidas pela sociedade civil" e que recentemente lançou a campanha "Pela Paz, JUNTOS pela Ucrânia", que decorre até dia 22 de abril, para a recolha de alimentos, bens necessários e medicamentos, associando-se a uma iniciativa que surgiu por parte de um voluntário "que manifestou a sua disponibilidade para levar duas toneladas de bens para a Ucrânia".