07h00 - sexta, 29/04/2022

Visita aos charcos
temporários em
Vila Nova de Milfontes

Visita aos charcos temporários em Vila Nova de Milfontes

A Câmara de Odemira promove neste sábado, 30, pelas 10h00, uma visita ao Centro Interpretativo dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano, localizado junto à praia do Malhão, na freguesia de Vila Nova de Milfontes.
A iniciativa será dinamizada por Cristina Baião, da Universidade de Évora, e está integrada no programa "Bandeira Azul 2022", que este ano o tema "Recuperação de Ecossistemas".
Segundo a autarquia, os charcos temporários mediterrânicos "são um habitat natural muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural, sendo na costa sudoeste que se encontram alguns dos principais núcleos de charcos temporários a nível nacional".
No mesmo dia, e igualmente no âmbito do programa "Bandeira Azul", a zona do portinho de pesca do Canal, em Vila Nova de Milfontes, recebe, a partir das 14h30, a ação de educação ambiental "Vamos proteger a flora nativa?", sobre flora nativa e a flora invasora.
De acordo com a Câmara de Odemira, a iniciativa tem em vista a "sensibilização para o problema das invasões biológicas" causadas por espécies "como a acácia, mimosa, canas ou o chorão-da-praia", que, "sendo oriundas de outras regiões, instalam-se em determinadas regiões, proliferando e ameaçando as espécies nativas e o equilíbrio dos ecossistemas que ocupam".
Esta atividade resulta de uma parceria entre a Câmara de Odemira, o Clube Ciência Viva da Escola Secundária de Odemira e Associação Rota Vicentina.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/06/2022
Detido por
tráfico de droga
em Milfontes
Um homem de 27 anos foi detido, no domingo, 19, pela GNR por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 21/06/2022
Alemão que incendiou
Fluvial Odemirense condenado
O alemão acusado de furto e incendiar as instalações do Clube Fluvial Odemirense, em Odemira, em outubro de 2021, foi condenado nesta segunda-feira, 20, no Tribunal de Beja, a seis anos e seis meses de prisão.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Odemirense
sagra-se campeão
distrital da 2ª divisão
A equipa do Odemirense conquistou neste fim-de-semana o título de campeão distrital da 2ª divisão em 2021-2022, depois de já ter garantido o regresso ao "Distritalão" na próxima temporada.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Mar "inspira" novos
negócios no Alentejo Litoral
Cada vez mais negócios na costa alentejana tiram proveito do mar e atraem turistas à procura de novas aventuras.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Utentes exigem
obras na Extensão
de Saúde de Milfontes
A falta de profissionais e a degradação da Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes, em Odemira, são criticadas pela comissão de utentes do concelho, que aproveitou a realização da FEITUR para sensibilizar a população para estes problemas.

Data: 17/06/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial