07h00 - quinta, 12/05/2022

TAIPA apoia
inserção profissional de
imigrantes em Odemira

TAIPA apoia inserção profissional de imigrantes em Odemira

O apoio da cooperativa TAIPA à comunidade migrante no concelho de Odemira tem como resposta mais recente o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) Imigrante, ligado ao IEFP.
Este serviço, a funcionar desde 2021, visa, sobretudo, ajudar os imigrantes no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
"Temos uma técnica que dinamiza esta gabinete centralizado em Odemira, mas que também faz itinerância e muitas vezes até acompanha o CLAIM e outros serviços noutras freguesias do concelho", explica a vice-presidente da TAIPA, Teresa Barradas, considerando que isto é uma mais-valia, sobretudo para contrariar a "barreira da língua".
Além de "haver mais facilidade de comunicação", existe "maior especialização da resposta às necessidades desta comunidade em particular, porque são necessidades muito diferentes das da comunidade local em certos aspetos", acrescenta.
A par disso, continua a dirigente da TAIPA, o GIP Imigrante, através da sua técnica, "já chegou a fazer atendimentos em algumas entidades empregadoras" e a acompanhar pessoas para entrevistas e fazer a integração de alguns migrantes em postos de trabalho".
Segundo Teresa Barradas, o GIP Imigrante está a "ter uma procura cada vez maior", tendo registado 823 atendimentos no ano passado em 383 no primeiro trimestre de 2022.
"Hoje temos uma capacidade de resposta cada vez maior e acho que [este serviço] já está muito reconhecido e formalizado junto da comunidade migrante", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/06/2022
Detido por
tráfico de droga
em Milfontes
Um homem de 27 anos foi detido, no domingo, 19, pela GNR por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 21/06/2022
Alemão que incendiou
Fluvial Odemirense condenado
O alemão acusado de furto e incendiar as instalações do Clube Fluvial Odemirense, em Odemira, em outubro de 2021, foi condenado nesta segunda-feira, 20, no Tribunal de Beja, a seis anos e seis meses de prisão.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Odemirense
sagra-se campeão
distrital da 2ª divisão
A equipa do Odemirense conquistou neste fim-de-semana o título de campeão distrital da 2ª divisão em 2021-2022, depois de já ter garantido o regresso ao "Distritalão" na próxima temporada.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Mar "inspira" novos
negócios no Alentejo Litoral
Cada vez mais negócios na costa alentejana tiram proveito do mar e atraem turistas à procura de novas aventuras.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Utentes exigem
obras na Extensão
de Saúde de Milfontes
A falta de profissionais e a degradação da Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes, em Odemira, são criticadas pela comissão de utentes do concelho, que aproveitou a realização da FEITUR para sensibilizar a população para estes problemas.

Data: 17/06/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial