07h00 - terça, 17/05/2022

Achados arqueológicos
descobertos em
Alcácer do Sal

Achados arqueológicos descobertos em Alcácer do Sal

As escavações arqueológicas em curso na Capela do Tesouro do Santuário do Senhor dos Mártires, em Alcácer do Sal, permitiram a descoberta de "alguns achados de grande valor" para a história do concelho e do monumento.
Segundo a autarquia, que promove os trabalhos, os técnicos têm vindo a deparar-se, "no decorrer da escavação, com alguns enterramentos humanos que serão, quase certamente, dos Cavaleiros Freires da Ordem de Santiago, que ali foram enterrados nos séculos XIII e XIV".
"São homens com marcas de alguma violência e atividade física desgastante, consequências da vida austera que levavam", revela a mesma fonte, acrescentando que "junto aos corpos" se encontram "inúmeros objetos de adorno e moedas, artefactos que os situam nessa mesma época".
Na escavação foram ainda encontrados, "até agora", diversos objetos de adorno como crucifixos, anéis, alfinetes das mortalhas, contas de colar, pregadeiras e botões, assim como cerâmicas e azulejos medievais, moedas de vários reis e até madeira e alguns vestígios de tecido.
A Câmara de Alcácer do Sal adianta que os seus técnicos do setor de Arqueologia "sabem também que, noutra zona da Capela, foram enterradas famílias nobres ligadas à Ordem, local onde estarão sepultados homens, mulheres e crianças, datados do século XV/XVI".
A autarquia nota que "esta é a primeira vez que a arqueologia traz à 'luz do dia' estes cavaleiros", sendo que, "com um estudo mais pormenorizado dos achados, inclusive dos esqueletos, mais se virá a saber sobre a época da reconquista em Alcácer do Sal".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/06/2022
Detido por
tráfico de droga
em Milfontes
Um homem de 27 anos foi detido, no domingo, 19, pela GNR por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.
07h00 - terça, 21/06/2022
Alemão que incendiou
Fluvial Odemirense condenado
O alemão acusado de furto e incendiar as instalações do Clube Fluvial Odemirense, em Odemira, em outubro de 2021, foi condenado nesta segunda-feira, 20, no Tribunal de Beja, a seis anos e seis meses de prisão.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Odemirense
sagra-se campeão
distrital da 2ª divisão
A equipa do Odemirense conquistou neste fim-de-semana o título de campeão distrital da 2ª divisão em 2021-2022, depois de já ter garantido o regresso ao "Distritalão" na próxima temporada.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Mar "inspira" novos
negócios no Alentejo Litoral
Cada vez mais negócios na costa alentejana tiram proveito do mar e atraem turistas à procura de novas aventuras.
07h00 - segunda, 20/06/2022
Utentes exigem
obras na Extensão
de Saúde de Milfontes
A falta de profissionais e a degradação da Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes, em Odemira, são criticadas pela comissão de utentes do concelho, que aproveitou a realização da FEITUR para sensibilizar a população para estes problemas.

Data: 17/06/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial