As escavações arqueológicas em curso na Capela do Tesouro do Santuário do Senhor dos Mártires, em Alcácer do Sal, permitiram a descoberta de "alguns achados de grande valor" para a história do concelho e do monumento.
Segundo a autarquia, que promove os trabalhos, os técnicos têm vindo a deparar-se, "no decorrer da escavação, com alguns enterramentos humanos que serão, quase certamente, dos Cavaleiros Freires da Ordem de Santiago, que ali foram enterrados nos séculos XIII e XIV".
"São homens com marcas de alguma violência e atividade física desgastante, consequências da vida austera que levavam", revela a mesma fonte, acrescentando que "junto aos corpos" se encontram "inúmeros objetos de adorno e moedas, artefactos que os situam nessa mesma época".
Na escavação foram ainda encontrados, "até agora", diversos objetos de adorno como crucifixos, anéis, alfinetes das mortalhas, contas de colar, pregadeiras e botões, assim como cerâmicas e azulejos medievais, moedas de vários reis e até madeira e alguns vestígios de tecido.
A Câmara de Alcácer do Sal adianta que os seus técnicos do setor de Arqueologia "sabem também que, noutra zona da Capela, foram enterradas famílias nobres ligadas à Ordem, local onde estarão sepultados homens, mulheres e crianças, datados do século XV/XVI".
A autarquia nota que "esta é a primeira vez que a arqueologia traz à 'luz do dia' estes cavaleiros", sendo que, "com um estudo mais pormenorizado dos achados, inclusive dos esqueletos, mais se virá a saber sobre a época da reconquista em Alcácer do Sal".