07h00 - terça, 17/05/2022

Achados arqueológicos
descobertos em
Alcácer do Sal

Achados arqueológicos descobertos em Alcácer do Sal

As escavações arqueológicas em curso na Capela do Tesouro do Santuário do Senhor dos Mártires, em Alcácer do Sal, permitiram a descoberta de "alguns achados de grande valor" para a história do concelho e do monumento.
Segundo a autarquia, que promove os trabalhos, os técnicos têm vindo a deparar-se, "no decorrer da escavação, com alguns enterramentos humanos que serão, quase certamente, dos Cavaleiros Freires da Ordem de Santiago, que ali foram enterrados nos séculos XIII e XIV".
"São homens com marcas de alguma violência e atividade física desgastante, consequências da vida austera que levavam", revela a mesma fonte, acrescentando que "junto aos corpos" se encontram "inúmeros objetos de adorno e moedas, artefactos que os situam nessa mesma época".
Na escavação foram ainda encontrados, "até agora", diversos objetos de adorno como crucifixos, anéis, alfinetes das mortalhas, contas de colar, pregadeiras e botões, assim como cerâmicas e azulejos medievais, moedas de vários reis e até madeira e alguns vestígios de tecido.
A Câmara de Alcácer do Sal adianta que os seus técnicos do setor de Arqueologia "sabem também que, noutra zona da Capela, foram enterradas famílias nobres ligadas à Ordem, local onde estarão sepultados homens, mulheres e crianças, datados do século XV/XVI".
A autarquia nota que "esta é a primeira vez que a arqueologia traz à 'luz do dia' estes cavaleiros", sendo que, "com um estudo mais pormenorizado dos achados, inclusive dos esqueletos, mais se virá a saber sobre a época da reconquista em Alcácer do Sal".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

11h00 - quinta, 23/06/2022
Feira PIMEL
de regresso em
Alcácer do Sal
Música, gastronomia e atividades equestres compõem o 'cartaz' deste ano da PIMEL – Feira de Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, que decorre a partir desta quinta-feira, 23, no "espaço renovado" do Parque Urbano da cidade.
07h00 - quinta, 23/06/2022
Produção de arroz cai
20% no Vale do Sado
O presidente do Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado (APARROZ), com sede em Alcácer do Sal, estima uma quebra de 20% na produção de arroz na região em relação à campanha de 2021, com uma redução da área de cultivo na ordem dos 1.
08h00 - quarta, 15/06/2022
"Férias Desportivas
de Verão" em Alcácer
e no Torrão
A Câmara de Alcácer do Sal vai promover, a partir de segunda-feira, 20, o programa "Férias Desportivas de Verão 2022", para "ocupar de forma saudável" os tempos livres das crianças e jovens, dos seis aos 16 anos, na pausa letiva que se avizinha.
07h00 - terça, 14/06/2022
"Rota do Arroz"
nos restaurantes
de Alcácer do Sal
Reforçar a atratividade do concelho e valorizar os produtos endógenos são dois dos objetivos da segunda edição da "Rota do Arroz", iniciativa que a Câmara de Alcácer do Sal vai promover a partir desta terça-feira, 14.
07h00 - terça, 07/06/2022
PIMEL 2022 com
cartaz "fechado"
David Carreira, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra são os "cabeças de cartaz" da 30ª edição da PIMEL-Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, que se realiza entre os dias 23e 26 de junho no novo Parque Urbano da cidade.

Data: 17/06/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial