07h00 - sexta, 27/05/2022

Movimento contesta
prospeção mineira
no Alentejo Litoral

Movimento contesta prospeção mineira no Alentejo Litoral

O movimento "Juntos pelo Cercal do Alentejo" veio a público contestar a prospeção e pesquisa mineira nos concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Odemira, devido aos alegados riscos ambientais e sociais de uma eventual exploração.
Segundo comunicado do movimento, citado pela Agência Lusa, é referido que a área abrangida por este pedido de prospeção e pesquisa está "em clara sobreposição com a Zona Especial de Conservação da Costa Sudoeste da Rede Natura 2000".
O mesmo acontece com "áreas REN [Reserva Ecológica Nacional] e áreas de património arqueológico, histórico e natural, como é o caso do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina", adverte o documento.
Recorde-se que o pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de cobre, chumbo, zinco, ouro, prata e metais na área designada "Cercal" foi apresentado pela empresa Emisurmin Lda à Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
A consulta pública do projeto, que abrange cerca de 164,1 quilómetros quadrados nos concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Odemira, terminou na passada semana, encontrando-se o processo em análise.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 04/08/2022
Câmara de Santiago
abre concurso
para bolsas de estudo
A Câmara de Santiago do Cacém tem aberto o concurso para a atribuição de bolsas de estudo a estudantes do concelho que frequentem o ensino superior no próximo ano letivo.
07h00 - segunda, 01/08/2022
Comédia gestual
apresentada no
Alentejo Litoral
A comédia gestual "Tiempos Viejos", da companhia de teatro espanhola TanTonTería Teatro, vai passar por 10 localidades do Litoral Alentejano a partir desta segunda-feira, 1 de agosto, no âmbito do festival "Litoral EnCena".
07h00 - sexta, 29/07/2022
"Santiago Style
Weekend" esta
sexta e sábado
Lojas com horários alargados, música ao vivo e degustação de produtos locais são algumas das iniciativas do "Santiago Style Weekend" (SSW), que se realiza nesta sexta-feira e no sábado, dias 29 e 30, em Santiago do Cacém.
07h00 - terça, 26/07/2022
Abaixo-assinado pede
passadeira pedonal
em Santo André
A população de Vila Nova de Santo André está a promover um abaixo-assinado para entregar à Infraestruturas de Portugal (IP), onde exige a construção uma passadeira pedonal na Estrada Reginal (ER) 261-5, junto às bombas de combustível da GALP.
07h00 - quinta, 21/07/2022
Violência
doméstica debatida
em Santiago
Santiago do Cacém recebeu, na passada semana, a 12ª Reunião da Comissão Técnica de Acompanhamento do Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

Data: 29/07/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial