A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e a Santa Casa da Misericórdia de Grândola assinaram, na passada semana, um protocolo de cooperação no âmbito da Unidade de Hospitalização Domiciliária.
Segundo a ULSLA, este acordo permitirá aos utentes desta instituição, se necessário, permanecerem no local de acolhimento, "recebendo com igual qualidade os cuidados de saúde que teria numa enfermaria do hospital".
A mesma fonte acrescenta que este é o terceiro protocolo de cooperação assinado pela ULSLA com estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), depois dos protocolos assinados com as santas casas da Misericórdia de Sines e de Santiago do Cacém.
"Estes protocolos definem as regras e os procedimentos relativos à admissão e referenciação dos utentes das ERPI na Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULSLA, sendo esta uma carteira de serviços de referência nacional", frisa a Unidade Local de Saúde.
Segundo a entidade, a Unidade de Hospitalização Domiciliária é composta por uma equipa multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social e assistente técnica, sendo "uma alternativa ao internamento hospitalar, que é assim substituído pelo internamento no domicílio do doente".