07h00 - quinta, 30/06/2022

Autarcas querem
mais verbas para
novas competências

Autarcas querem mais verbas para novas competências

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Vítor Proença (CDU), e mais cinco autarcas comunistas exigem que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) tome medidas "de reforço de verbas junto do Governo no que se refere à transferência de competências para os órgãos".
A posição dos autarcas de Alcácer do Sal, Seixal, Avis, Évora, Silves e Vidigueira foi assumida nesta quarta-feira, 29, durante uma reunião que mantiveram, em Lisboa, com a presidente da ANMP, a socialista Luísa Salgueiro.
Em comunicado, os autarcas dizem considerar que "a insuficiência das verbas a transferir pelo Governo nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social, colocam em causa a sustentabilidade financeira das autarquias, não garantindo o desejado reforço do serviço público nestas três áreas vitais para a sociedade portuguesa".
Nesse sentido, estes municípios consideram "urgente uma intervenção mais destacada" da ANMP "na defesa dos interesses do Poder Local Democrático, da sua autonomia e capacidade realizadora, bem como do serviço público e funções sociais do Estado nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social".
Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Alcácer do Sal afirma que a reunião foi pedida "com o objetivo de instar a direção da ANMP para uma posição mais firme na defesa destes direitos constitucionais e da sustentabilidade das autarquias, junto do Governo".
"O que estamos a viver é uma autêntica transferência de encargos, sem qualquer mais-valia para as populações, que não verão qualquer melhoria nos serviços públicos de educação, saúde ou social", acrescenta Vítor Proença.
O autarca reforça que "só com o reforço de meios e recursos por parte do Governo é que esta transferência poderá significar uma melhoria do acesso das populações a estes serviços".
"Colocámos que seria sensato ponderar o adiamento ou até a revogação do que está previsto na área social e da saúde, pois faltam recursos financeiros e humanos, que colocam em causa as autarquias e o serviço que estas prestam à população", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 23/09/2022
Cadernos de atividades
e mochilas para
alunos de Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal iniciou nesta quarta-feira, 21, a oferta de cadernos de atividades e mochilas a todos os alunos do concelho que, em 2022-2023, frequentam o primeiro ciclo do ensino básico.
09h57 - terça, 13/09/2022
Acidente causa
vítima mortal
em Alcácer do Sal
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas com gravidade na sequência do despiste de uma viatura ligeira em Abul, no concelho de Alcácer do Sal, na madrugada desta terça-feira, 13.
07h00 - sexta, 09/09/2022
Alcácer vai ter
estacionamento
de longa duração
A Câmara de Alcácer do Sal ratificou nesta quinta-feira, 8, em reunião do executivo municipal, uma proposta que aprova o projeto para a instalação de duas zonas de estacionamento junto à ponte metálica rodoviária, na Margem Sul da cidade.
07h00 - quinta, 01/09/2022
EB Pedro Nunes
recebe galardão
"Eco-Escolas"
A Escola Básica (EB) Pedro Nunes, em Alcácer do Sal, foi distinguida com o galardão "Eco-Escolas", cuja bandeira verde "atesta as boas práticas da mesma no que concerne ao desempenho ambiental e respeito pela Natureza e a sua conservação".
07h00 - quarta, 31/08/2022
Novo relvado sintético no
Estádio Municipal de Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal já tem a decorrer vários trabalhos de manutenção, nomeadamente a instalação de um novo tapete de relva sintética, no Estádio Municipal, num investimento avaliado em pouco mais de 147 mil euros.

Data: 16/09/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial