07h00 - quinta, 04/08/2022

Projeto "Humiverso"
quer transformar
resíduos em fertilizantes

Projeto "Humiverso" quer transformar resíduos em fertilizantes

Criar estações de transformação de resíduos orgânicos em corretivos orgânicos, acompanhado de consultoria, é o grande objetivo do projeto "Humiverso", premiado como melhor "Ideia Empreendedora e Criativa" no âmbito da edição deste ano dos prémios "Espírito Empreendedor".
Desenvolvido por Pedro Santos e Rafael Crisóstomo, ambos naturais da zona da Grande Lisboa mas a residir no Monte da Estrada, o projeto propõe-se a produzir corretivos orgânicos, que são fertilizantes de origem orgânica, "com efeito positivo no crescimento e produtividade das culturas, melhorando as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo".
"Sempre tivemos interesse nesta área da sustentabilidade e da vermicompostagem e vemos uma grande necessidade aqui no concelho", pois em Odemira "há muita necessidade de melhorar a resiliência e a sustentabilidade da agricultura e também de todos os resíduos orgânicos em geral", diz ao "SW" Pedro Santos.
"Somos da área da engenharia e é uma grande oportunidade que temos aqui. Estamos muito gratos de poder conciliar os nossos conhecimentos com as necessidades locais", acrescenta Rafael Crisóstomo.
O projeto "Humiverso" tem como "clientes-alvo" as empresas agrícolas, viveiros, centros de jardinagem, ecoturismos, câmaras municipais e juntas de freguesia, apostando na "descentralização".
"Vamos criar estações localmente, em que os resíduos orgânicos são encaminhados para estas estações e a partir daí são produzidos corretivos orgânicos, que têm boas propriedades para o solo", explica Pedro Santos.
Segundo este responsável, ao invés de existir "uma grande estação para onde vão todos os resíduos, cada produtor fica com a sua pequena estação". "Assim reduzem-se os custos de transporte e os próprios produtores diminuem os seus custos de fertilização", complementa Rafael Crisóstomo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 02/10/2023
Gastronomia
ligada à caça
em Grândola
A Câmara de Grândola promove, ao longo deste mês de outubro, mais uma edição das Semanas Gastronómicas, desta feira dedicada ao javali e outras caças.
19h56 - domingo, 01/10/2023
Praia de Milfontes
vence dérbi no
arranque do campeonato
O Praia de Miulfontes venceu neste domingo, 1, o Odemirense, num dérbi que marcou a jornada inagural do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - sexta, 29/09/2023
Rastreio ao
cancro da mama
em Odemira
O concelho de Odemira recebe, a partir desta sexta-feira, 29, um rastreio ao cancro da mama, promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e pelo ACES do Litoral Alentejano, com o apoio da Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 29/09/2023
Ciclo de concertos
com Mariana Martins
em Odemira
A jovem guitarrista Mariana Martins, natural de Boavista dos Pinheiro e a primeira mulher licenciada em guitarra portuguesa no mundo, realiza neste fim-de-semana, 29 de setembro a 1 de outubro, o ciclo de concertos "Ao Som da Corrente" em três localidades do concelho de Odemira, sempre às 21h30.
07h00 - quinta, 28/09/2023
Extensão de Saúde
de São Luís renovada
A localidade de São Luís, no concelho de Odemira, conta desde a passada semana com uma renovada Extensão de Saúde, inaugurada pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

Data: 29/09/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial