07h00 - quinta, 04/08/2022

Projeto "Humiverso"
quer transformar
resíduos em fertilizantes

Projeto "Humiverso" quer transformar resíduos em fertilizantes

Criar estações de transformação de resíduos orgânicos em corretivos orgânicos, acompanhado de consultoria, é o grande objetivo do projeto "Humiverso", premiado como melhor "Ideia Empreendedora e Criativa" no âmbito da edição deste ano dos prémios "Espírito Empreendedor".
Desenvolvido por Pedro Santos e Rafael Crisóstomo, ambos naturais da zona da Grande Lisboa mas a residir no Monte da Estrada, o projeto propõe-se a produzir corretivos orgânicos, que são fertilizantes de origem orgânica, "com efeito positivo no crescimento e produtividade das culturas, melhorando as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo".
"Sempre tivemos interesse nesta área da sustentabilidade e da vermicompostagem e vemos uma grande necessidade aqui no concelho", pois em Odemira "há muita necessidade de melhorar a resiliência e a sustentabilidade da agricultura e também de todos os resíduos orgânicos em geral", diz ao "SW" Pedro Santos.
"Somos da área da engenharia e é uma grande oportunidade que temos aqui. Estamos muito gratos de poder conciliar os nossos conhecimentos com as necessidades locais", acrescenta Rafael Crisóstomo.
O projeto "Humiverso" tem como "clientes-alvo" as empresas agrícolas, viveiros, centros de jardinagem, ecoturismos, câmaras municipais e juntas de freguesia, apostando na "descentralização".
"Vamos criar estações localmente, em que os resíduos orgânicos são encaminhados para estas estações e a partir daí são produzidos corretivos orgânicos, que têm boas propriedades para o solo", explica Pedro Santos.
Segundo este responsável, ao invés de existir "uma grande estação para onde vão todos os resíduos, cada produtor fica com a sua pequena estação". "Assim reduzem-se os custos de transporte e os próprios produtores diminuem os seus custos de fertilização", complementa Rafael Crisóstomo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 26/09/2022
Acordo entre Câmara de Odemira e GNR
garante alojamento para militares
A Câmara de Odemira e a GNR celebraram, na passada semana, contratos de comodato para o alojamento de militares da Guarda que constituem os efetivos dos postos de Odemira e de Sabóia, no sentido de "garantir todos os meios e condições" para a continuidade da GNR no território.
18h57 - domingo, 25/09/2022
Odemirense e
Renascente empatam,
Milfontes goleado
Terminou empatado o dérbi entre Odemirense e Renascente de São Teotónio, a contar para a segunda jornada da 1ª divisão distrital de Beja e que se realizou na tarde deste domingo, 25.
07h00 - quinta, 22/09/2022
Presidente da Câmara de Odemira
apresenta balanço do mandato
O presidente da Câmara de Odemira aproveitou a sua intervenção na recente sessão protocolar do Dia do Município, a 8 de Setembro, para passar em revista algum do trabalho realizado desde outubro de 2021, quando tomou posse.
14h50 - segunda, 19/09/2022
Levantada interdição da
praia da Zambujeira do Mar
A interdição a banhos na praia da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, foi levantada nesta segunda-feira, 19, após resultados normais das análises efetuadas à água.
07h00 - segunda, 19/09/2022
Nelson Brito
recandidato no
PS do Baixo Alentejo
Nelson Brito é candidato a mais um mandato como presidente da Federação do Baixo Alentejo (FBA) do PS, cujas eleições estão agendadas para o próximo mês de novembro.

Data: 16/09/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial