07h00 - sexta, 16/09/2022

Vila de Alvalade
"regressa" ao tempo
de D. Manuel I

Vila de Alvalade "regressa" ao tempo de D. Manuel I

A vila de Alvalade "regressa" neste fim-de-semana, 16 a 18 de setembro, à época de Dom Manuel I, que há 512 anos atribuiu a Carta de Foral a esta localidade do concelho de Santiago do Cacém, em mais uma edição da feira "Alvalade Medieval".
O evento, que em 2022 celebra 20 anos, é promovido pela Associação Cultural Amigos de Alvalade, com o apoio da Câmara de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.
A iniciativa pretende proporcionar à população local "o conhecimento da história da sua terra" e aos visitantes "o contato com mostras de produtos e artigos regionais".
Nesse sentido, ao longo destes três dias o centro histórico de Alvalade vai transformar-se para receber o rei D. Manuel I e o seu séquito, "com um cortejo pelas ruas do burgo, em honra de sua alteza".
Durante o evento haverá mercadores "apregoando os mais variados artigos" e artesãos a mostrar e ensinar "a sua arte", além de centenas de figurantes trajados a rigor, representações teatrais, espetáculos circenses, música medieval, combates de armas e duelos a cavalo.
A organização revela que nas tabernas serão servidas iguarias inspiradas na época e pelas ruas haverá "trovadores, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e odaliscas".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 28/11/2022
Águas de Santo
André distinguida
pela ERSAR
A empresa Águas de Santo André (AdSA) foi distinguida, na passada semana, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) com o "Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano".
15h30 - sexta, 25/11/2022
Gala do Desporto
distingue atletas e clubes
em Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém promove nesta sexta-feira, 25, a primeira edição da Gala do Desporto do Município de Santiago do Cacém, que vai decorrer a partir das 21h00 no Auditório Municipal António Chainho.
07h00 - sábado, 19/11/2022
Festival
gastronómico em
Santiago do Cacém
O Mercado de Santiago do Cacém recebe neste sábado e domingo, 19 e 20, a quarta edição do festival gastronómico "Arrebita", onde ais de 20 chefs de vários pontos do país irão homenagear a gastronomia alentejana.
19h36 - segunda, 14/11/2022
Crime macabro
em Vila Nova
de Santo André
A mulher detida na segunda-feira, 14, pela GNR, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, terá utilizado "uma arma branca" no alegado homicídio do filho, um menino de um ano e meio.
07h00 - sexta, 11/11/2022
Bastonário dos
Psicólogos visita
Alentejo Litoral
O bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda Rodrigues, reúne nesta sexta-feira, 11, pelas 15h00, em Santiago do Cacém, com os psicólogos dos concelhos de Grândola, Sines, Santiago do Cacém, Odemira e Alcácer do Sal.

Data: 25/11/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial