07h00 - sábado, 17/09/2022

Odemira apresenta projeto
"O Museu Somos Todos"

Odemira apresenta projeto "O Museu Somos Todos"

Aumentar "o nível de vida cultural pública" e "contribuir ativamente para a criação de uma infraestrutura cultural que dê resposta aos imperativos do património e da vida cultural do concelho" são duas das metas do projeto "O Museu Somos Todos", que a Câmara de Odemira apresenta neste sábado, 17.
A apresentação do projeto cultural vai decorrer a partir das 14h00, na Igreja da Misericórdia, estando integrada na programação do evento "Setembro, uma imersão cultural", promovido pela autarquia.
Na sessão vão estar o professor Pedro Prista, responsável pelo projeto, o presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
Segundo a Câmara de Odemira, o projeto "O Museu somos Todos" faz parte do Plano Municipal de Cultura Odemira 2030, visando "o incremento do nível de vida cultural pública" e pretendendo "contribuir ativamente para a criação de uma infraestrutura cultural que dê resposta aos imperativos do património e da vida cultural do concelho".
"A Cultura é o único bem comum que dividido por todos não diminui e sim aumenta", pois "enriquece territórios, cria oportunidades novas, faz pontes entre aqueles que não se conhecem e toca todas as pessoas. É por isso que acreditamos que Odemira pode encontrar na Cultura mais um desígnio de desenvolvimento", sustenta o autarca Hélder Guerreiro.
Nesse sentido, o projeto "O Museu Somos Todos" tem por objetivo "a valorização do território concelhio como um lugar de eleição para o desenvolvimento de atividades profissionalizadas no sector cultural e criativo que se possam refletir no valor acrescentado das atividades produtivas".
Em simultâneo, a autarquia espera que estas atividades "resultem num reconhecimento crescente de bem-estar e satisfação de vida das populações" e "contribuam de forma democrática e participada para a atratibilidade, o desenvolvimento sustentável e a resiliência ambiental do concelho de Odemira, e para a abertura ao mundo e ao futuro das suas novas gerações".
Após a apresentação do projeto "O Museu somos Todos" terá lugar, pelas 16h30, o espetáculo "4 Mãos", que junta o pianista Filipe Raposo e o desenhador António Jorge Gonçalves "num diálogo entre o desenho digital em tempo real e o piano".
"O objetivo é tornar essa relação clara para todos os públicos, dando a ver o diálogo entre os dois artistas num ambiente de improvisação e espontaneidade", conclui a Câmara Municipal.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 30/11/2022
Dia Internacional
da Cidade Educadora
assinalado em Odemira
A Câmara de Odemira assinala nesta quarta-feira, 30, o Dia Internacional da Cidade Educadora, que este ano é dedicado ao tema "A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades".
07h00 - quarta, 30/11/2022
Militares da GNR
de Odemira começam
a ser julgados em Beja
Os sete militares da GNR acusados de sequestro e agressão a imigrantes em Odemira começam a ser julgados no Tribunal de Beja nesta quarta-feira, 30, pelas 9h30.
07h00 - terça, 29/11/2022
Ensino superior já é
realidade em Odemira
"Um passo muito sério para a vida" dos "alunos e para o concelho de Odemira" – é desta forma que o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, classifica a chegada do ensino superior ao município do Litoral Alentejano.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Câmara de Odemira atribui
178 mil euros aos clubes desportivos
A Câmara de Odemira vai atribuir um total de 178.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Renascente e
Odemirense ganham,
Milfontes goleado
As equipas do Renascente de São Teotónio e do Odemirense somaram neste domingo, 27, mais uma vitória no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.

Data: 25/11/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial