07h00 - sexta, 23/09/2022

Núcleo Museológico da Olaria
inaugurado em Melides

Núcleo Museológico da Olaria inaugurado em Melides

A Câmara de Grândola inaugura, nesta sexta-feira, 23, pelas 17h00, o novo Núcleo Museológico da Olaria de Melides, que pretende "dar continuidade à tradição oleira" do concelho "aliada à liberdade criativa".
Segundo a autarquia, a musealização da olaria de Melides, "último testemunho da atividade oleira na região, pretende documentar, proteger e divulgar os testemunhos materiais e imateriais da atividade que se desenvolveu" na localidade, "pelo menos desde o século XVII".
A intervenção decorre no âmbito da política municipal "de valorização e preservação do património histórico, refletindo o intenso trabalho que o atual executivo tem desenvolvido nos últimos anos, visando a salvaguarda do património e da memória coletiva", acrescenta a mesma fonte.
A Câmara de Grândola explica que no novo núcleo museológico, e "ao longo de cinco espaços expositivos, integrados na casa do oleiro, oficina e forno, estará patente uma exposição sobre a história da olaria, onde o visitante poderá conhecer a forma tradicional de preparar e modelar o barro e os últimos oleiros da localidade".
Com este projeto a autarquia pretende "manter viva a tradição oleira aliada à contemporaneidade", tendo sido construídas na envolvente da olaria duas oficinas de cerâmica com quatro rodas de oleiro, "onde três ceramistas vão estar em permanência a modelar peças com liberdade criativa para novas abordagens artísticas e designs inovadores".
O novo núcleo museológico integra o Museu Municipal polinucleado, projeto museológico "de abrangência concelhia" que está a ser criado pelo Município de Grândola "para a salvaguarda de realidades patrimoniais diversas valorizadoras da identidade dos grandolenses".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 30/11/2022
Dia Internacional
da Cidade Educadora
assinalado em Odemira
A Câmara de Odemira assinala nesta quarta-feira, 30, o Dia Internacional da Cidade Educadora, que este ano é dedicado ao tema "A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades".
07h00 - quarta, 30/11/2022
Militares da GNR
de Odemira começam
a ser julgados em Beja
Os sete militares da GNR acusados de sequestro e agressão a imigrantes em Odemira começam a ser julgados no Tribunal de Beja nesta quarta-feira, 30, pelas 9h30.
07h00 - terça, 29/11/2022
Ensino superior já é
realidade em Odemira
"Um passo muito sério para a vida" dos "alunos e para o concelho de Odemira" – é desta forma que o presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, classifica a chegada do ensino superior ao município do Litoral Alentejano.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Câmara de Odemira atribui
178 mil euros aos clubes desportivos
A Câmara de Odemira vai atribuir um total de 178.
07h00 - segunda, 28/11/2022
Renascente e
Odemirense ganham,
Milfontes goleado
As equipas do Renascente de São Teotónio e do Odemirense somaram neste domingo, 27, mais uma vitória no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.

Data: 25/11/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial