Alertar "para a quantidade de resíduos têxteis" e para "a poluição causada pela produção industrial de roupa" são o mote da exposição "A_WEAR", da autoria da designer de moda e artista plástica Ana Baleia, que é inaugurada nesta sexta-feira, 30, pelas 18h00, em Odemira.
A mostra vai estar patente ao público até ao dia 14 de outubro, no Espaço CRIAR Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional, em Odemira, numa iniciativa integrada na programação "Setembro, uma imersão cultural", promovida pela Câmara de Odemira.
Segundo a autarquia, "a enorme quantidade de resíduos têxteis produzidos diariamente é o problema socioambiental que dá origem ao projeto de artes visuais 'A_WEAR'", através do qual Ana Baleia pretende "alertar para a quantidade de resíduos têxteis e a poluição causada pela produção industrial de roupa".
Nesse sentido, na mostra é materializada em peças artísticas a forma como a artista "se relaciona com o problema das toneladas de roupa descartada", reunindo "um conjunto de peças de instalação / escultura onde a principal matéria-prima utilizada são roupas usadas que foram deitadas ao lixo".