07h00 - sexta, 25/11/2022

Matias Baço: "O que me apaixona no bodyboard é o não haver limites"

Matias Baço: "O que me apaixona no bodyboard é o não haver limites"

Residente em Vale Juncal, na freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira) e atleta do Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar, Matias Baço acaba de se sagrar campeão nacional de sub-14. Uma grande conquista para o jovem bodyboarder, que já ultrapassou obstáculos muito maiores na vida apesar de ter apenas 14 anos! Este título "representa o resultado do meu esforço ao longo destes anos em que tenho treinado em todas as condições do mar", diz em entrevista ao "SW".

És o novo campeão nacional de bodyboard sub-14. Que representa isso para ti?
Representa o resultado do meu esforço ao longo destes anos em que tenho treinado em todas as condições do mar.

Foi uma surpresa seres campeão ou já foste para a prova com essa expectativa?
Sim, foi uma surpresa! Mas mesmo antes do campeonato [nacional] fiquei na segunda colocação do Circuito do Sul, que foram as qualificações para o Nacional, o que me deu um "top 3" geral. Daí já vinha com balanço para o campeonato.

Como surgiu o bodyboard na tua vida?
Tive leucemia aos sete anos e quando finalizei o protocolo de quimioterapia, que durou dois anos, estava a precisar de me fortalecer e os meus pais, que são muito ligados ao mar, introduziram-me ao bodyboard. O meu pai tinha praticado a modalidade quando era mais novo e ensinou-me as bases. Entretanto, fiz um coachingclinic com o Daniel Fonseca e a seguir entrei para o Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar. Desde aí tenho o André Gonçalinho como treinador.

O que é que te "apaixona" nesta modalidade?
O que me apaixona nesta modalidade é o não haver limites, poder surfar ondas mais pesadas, maiores, saber que posso evoluir ainda mais, mandar manobras na parte mais crítica da onda.

Depois deste título, o objetivo é voltares a ser campeão em 2023?
Agora no próximo ano competitivo 2023 vou subir no escalão de Sub-14 para Sub-16 e o objetivo é treinar para chegar às finais.

Gostarias de vir a ser bodyboarder profissional e entrares, quem sabe, no circuito europeu ou mundial ou tens outras ambições para o teu futuro?
Gostaria de continuar a competir alcançando as minhas metas. Quanto ao [circuito] europeu ou mundial, é um sonho que vou trabalhar para realizá-lo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 20/03/2023
GNR realizou
operação de fiscalização
em São Teotónio
A GNR desenvolveu na passada semana, a 16 de março, uma operação de fiscalização junto de trabalhadores agrícolas e de estabelecimentos de restauração e de bebidas em São Teotónio, no concelho de Odemira, tendo sido elaborados 103 autos de contraordenação.
07h00 - segunda, 20/03/2023
Odemirense e
Naverredondense
apurados na Taça
A equipa do Renascente de São Teotónio foi eliminada neste domingo, 19, da Taça do Distrito de Beja, enquanto Odemirense e Naverredondense estão apurados para os quartos-de-final da competição.
07h00 - sábado, 18/03/2023
Câmara de Odemira
oferece árvores à população
A Câmara de Odemira vai oferecer árvores autóctones à população e às escolas do concelho, para sensibilizar "para a importância da sua preservação, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer como para a qualidade de vida dos cidadãos".
07h00 - sábado, 18/03/2023
Espetáculos de
teatro em Odemira
e São Teotónio
A Câmara de Odemira inicia neste sábado, 18, um ciclo de espetáculos de teatro para festejar as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinalam a 27 de março, no concelho.
07h00 - sexta, 17/03/2023
Grupo Feminino
de Amoreiras-Gare
celebra 25 anos
O Grupo Coral "Vozes Femininas de Amoreiras-Gare" assinala neste sábado, 18, o seu 25º aniversário com uma tarde de cante alentejano nesta localidade da freguesia de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira.

Data: 10/03/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial