07h00 - sexta, 25/11/2022

Matias Baço: "O que me apaixona no bodyboard é o não haver limites"

Matias Baço: "O que me apaixona no bodyboard é o não haver limites"

Residente em Vale Juncal, na freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira) e atleta do Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar, Matias Baço acaba de se sagrar campeão nacional de sub-14. Uma grande conquista para o jovem bodyboarder, que já ultrapassou obstáculos muito maiores na vida apesar de ter apenas 14 anos! Este título "representa o resultado do meu esforço ao longo destes anos em que tenho treinado em todas as condições do mar", diz em entrevista ao "SW".

És o novo campeão nacional de bodyboard sub-14. Que representa isso para ti?
Representa o resultado do meu esforço ao longo destes anos em que tenho treinado em todas as condições do mar.

Foi uma surpresa seres campeão ou já foste para a prova com essa expectativa?
Sim, foi uma surpresa! Mas mesmo antes do campeonato [nacional] fiquei na segunda colocação do Circuito do Sul, que foram as qualificações para o Nacional, o que me deu um "top 3" geral. Daí já vinha com balanço para o campeonato.

Como surgiu o bodyboard na tua vida?
Tive leucemia aos sete anos e quando finalizei o protocolo de quimioterapia, que durou dois anos, estava a precisar de me fortalecer e os meus pais, que são muito ligados ao mar, introduziram-me ao bodyboard. O meu pai tinha praticado a modalidade quando era mais novo e ensinou-me as bases. Entretanto, fiz um coachingclinic com o Daniel Fonseca e a seguir entrei para o Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar. Desde aí tenho o André Gonçalinho como treinador.

O que é que te "apaixona" nesta modalidade?
O que me apaixona nesta modalidade é o não haver limites, poder surfar ondas mais pesadas, maiores, saber que posso evoluir ainda mais, mandar manobras na parte mais crítica da onda.

Depois deste título, o objetivo é voltares a ser campeão em 2023?
Agora no próximo ano competitivo 2023 vou subir no escalão de Sub-14 para Sub-16 e o objetivo é treinar para chegar às finais.

Gostarias de vir a ser bodyboarder profissional e entrares, quem sabe, no circuito europeu ou mundial ou tens outras ambições para o teu futuro?
Gostaria de continuar a competir alcançando as minhas metas. Quanto ao [circuito] europeu ou mundial, é um sonho que vou trabalhar para realizá-lo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 06/02/2023
Câmara de Odemira disponibiliza
mais 25 lotes para habitação jovem
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até 28 de julho, o concurso público para a alienação de mais 25 lotes de terreno, destinados à construção de habitação própria e permanente para jovens dos 18 aos 40 anos.
17h58 - domingo, 05/02/2023
Renascente vence
dérbi diante do
Praia de Milfontes
O Renascente de São Teotónio venceu, neste domingo, 5, o Praia de Milfontes, num dérbi do concelho de Odemira que marcou a 19ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja.
07h00 - sexta, 03/02/2023
Biblioteca de Odemira
recebe exposição de
Jorge Serafim
"A palavra não confina" é o título da exposição de artes plásticas da autoria de Jorge Serafim que vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, a partir desta sexta-feira, 3.
07h00 - sexta, 03/02/2023
Câmara de Odemira cede habitações para profissionais de saúde
Os presidentes da Câmara de Odemira e da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Hélder Guerreiro e Catarina Filipe, respetivamente, assinaram na quarta-feira, 1, um acordo visando a cedência de dois imóveis municipais para alojar profissionais de saúde que trabalhem neste concelho.
18h00 - quarta, 01/02/2023
Jovem detido por
tráfico de estupefacientes
em Odemira
A GNR deteve, na terça-feira, 31 de janeiro, um homem com 21 anos por alegada prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira.

Data: 27/01/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial