07h00 - sexta, 25/11/2022

Grupo Viz-a-Viz
celebra 20 anos
de dança em Odemira

Grupo Viz-a-Viz celebra 20 anos de dança em Odemira

VolodymyrDrabovskyy e a esposa, Oksana, estão de parabéns! Corria o ano de 2002 quando este casal de ucranianos, licenciados em Educação e Arte e a residir no concelho de Odemira há poucos meses, se lançou na aventura de ensinar dança na sua nova terra. Assim nasceu o grupo "Viz-a-Viz", que cumpre agora 20 anos de trabalho em prol da dança e das crianças.
"O balanço destes anos é muito positivo, pois já passaram por aqui muitas crianças. Se há 20 anos começámos apenas com duas crianças e uma sala, neste momento temos cinco salas alugadas e cerca de 100 crianças a aprender", sublinha com orgulho Volodymyr, de 48 anos, ao "SW".
Atualmente, o grupo "Viz-a-Viz" dinamiza aulas de dança para crianças em Odemira, Milfontes, São Teotónio, assim como em Aljezur e Cercal do Alentejo (Santiago do Cacém), num total de uma centena de alunos. A estes juntam-se os adultos que frequentam aulas de danças sociais latinas em Vila Nova de Milfontes.
"A juntar a isto, criámos a associação Mil Passos, que inclui o grupo 'Viz-a-Viz', e outras atividades culturais que desenvolvemos no concelho de Odemira", acrescenta Volodymyr, reconhecendo que tanto ele como a esposa nunca pensaram chegar onde chegaram.
"Éramos jovens e pensávamos em estar por cá dois, três anos e depois regressar à Ucrânia. Mas em 2003 trouxemos a nossa filha e por cá ficámos. Olhamos para trás e não pudemos abandonar o que construímos nestes anos todos", sublinha.
Ao longo de 20 anos de "trabalho das crianças e para as crianças", foram muitas as metas alcançadas pelo grupo "Viz-a-Viz". A mais recente aconteceu em 2019, quando Volodymyr e Oksana conseguiram levar cerca de 40 alunos à Ucrânia, para participar num afamado concurso de dança daquele país.
"Esse era o nosso sonho. Levámos 40 dançarinos dos concelhos de Odemira e de Aljezur e Santiago do Cacém ao 20º Festival Esperança, onde em 32 grupos de dança ficámos em primeiro lugar. Foi uma experiência muito boa e abrimos mais um bocadinho o horizonte destas crianças", conta Volodymyr.
Os 20 anos do grupo "Viz-a-Viz" são festejados neste sábado, 26, pelas 18h00, no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, com um espetáculo de dança infantil, contemporânea, clássica e social latina que reunirá em palco diversas gerações de alunos.
Quanto ao futuro… "O futuro ninguém sabe, mas vamos continuar a lutar todos os dias para ter esta atividade, que não é normal no Alentejo. Estamos com grande vontade de continuar e até queremos convidar mais professores", afiança perentoriamente Volodymyr Drabovskky.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 06/02/2023
Câmara de Alcácer
apoia Associação
Animais de Rua
A Câmara de Alcácer do Sal aprovou, no final de janeiro, um auxílio económico no valor de 15 mil euros à Associação Animais de Rua, "para esterilizar e proteger animais em risco no concelho".
07h00 - quinta, 02/02/2023
Câmara de Alcácer
apoia AURPICAS
na aquisição de viatura
A Câmara de Alcácer do Sal aprovou, na passada semana, a concessão de um apoio financeiro à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Alcácer do Sal (AURPICAS), para a aquisição de uma viatura elétrica.
07h00 - quarta, 01/02/2023
Alcácer do Sal tem
novo Centro de Negócios
A Câmara de Alcácer do Sal inaugurou, na segunda-feira, 30 de janeiro, o novo Centro de Negócios da cidade (CNAS), instalado no edifício Pomba Cupido, no Largo dos Açougues, em Alcácer.
07h00 - terça, 31/01/2023
Câmara de Alcácer do Sal adere
ao programa "Autarquia Solidária"
A Câmara de Alcácer do Sal vai aderir ao programa "Autarquia Solidária", que pretende auxiliar os municípios a implementarem e reconhecerem programas de cooperação e desenvolvimento comunitário que contribuem para sociedades mais solidárias e equitativas
Segundo a autarquia, este programa, dirigido a municípios e a juntas e uniões de freguesias, funciona com base em quatro grandes eixos estratégicos.
07h00 - quinta, 26/01/2023
Alcácer do Sal vai
ter novo Centro de
Recolha de Animais
Um novo Centro de Recolha Oficial (CRO) de Animais está em construção em Alcácer do Sal, envolvendo um investimento total de quase 390 mil euros.

Data: 27/01/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial