07h00 - terça, 24/01/2023

Obras de restauro
na Igreja Matriz de
Grândola apresentadas

Obras de restauro na Igreja Matriz de Grândola apresentadas

O bispo de Beja, João Marcos, vai estar nesta terça-feira, 24, em Grândola, na apresentação pública das intervenções de restauro efetuadas no interior da Igreja Matriz da "vila morena".
A cerimónia está agendada para as 17h00 e contará com as presenças, além do bispo de Beja, do autarca António Figueira Mendes, do padre Manuel António do Rosário e da diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.
Segundo a Câmara de Grândola, a Igreja Matriz, datada de finais do século XIV, fica situada no centro histórico da localidade e está classificada como Monumento de Interesse Público.
Ao longo dos últimos anos, o imóvel "tem vindo a receber intervenções de restauro de todo o seu património", sendo que nesta ação de conservação e restauro, a cargo do Atelier ArteRestauro, se incidiu sobre o guarda-vento, "com tratamento dos vitrais existentes nas portas laterais e centrais, balaustrada do coro-alto e respetiva porta de acesso".
"Foram também alvo de intervenção as pinturas murais localizadas nas paredes da capela-mor e nas ombreiras das portas, lateral e principal, estas últimas descobertas recentemente", acrescenta a autarquia.
A Câmara de Grândola revela ainda que o projeto incluiu "o restauro de um conjunto de pinturas em madeira da Paróquia de Santa Margarida da Serra".
Todos estes trabalhos foram desenvolvidos no âmbito de uma candidatura ao programa operacional Alentejo 2020.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 20/03/2023
GNR realizou
operação de fiscalização
em São Teotónio
A GNR desenvolveu na passada semana, a 16 de março, uma operação de fiscalização junto de trabalhadores agrícolas e de estabelecimentos de restauração e de bebidas em São Teotónio, no concelho de Odemira, tendo sido elaborados 103 autos de contraordenação.
07h00 - segunda, 20/03/2023
Odemirense e
Naverredondense
apurados na Taça
A equipa do Renascente de São Teotónio foi eliminada neste domingo, 19, da Taça do Distrito de Beja, enquanto Odemirense e Naverredondense estão apurados para os quartos-de-final da competição.
07h00 - sábado, 18/03/2023
Câmara de Odemira
oferece árvores à população
A Câmara de Odemira vai oferecer árvores autóctones à população e às escolas do concelho, para sensibilizar "para a importância da sua preservação, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer como para a qualidade de vida dos cidadãos".
07h00 - sábado, 18/03/2023
Espetáculos de
teatro em Odemira
e São Teotónio
A Câmara de Odemira inicia neste sábado, 18, um ciclo de espetáculos de teatro para festejar as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinalam a 27 de março, no concelho.
07h00 - sexta, 17/03/2023
Grupo Feminino
de Amoreiras-Gare
celebra 25 anos
O Grupo Coral "Vozes Femininas de Amoreiras-Gare" assinala neste sábado, 18, o seu 25º aniversário com uma tarde de cante alentejano nesta localidade da freguesia de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira.

Data: 10/03/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial