07h00 - sexta, 27/01/2023

Autarca de Odemira pede "reforço" dos serviços públicos no concelho

Autarca de Odemira pede "reforço" dos serviços públicos no concelho

O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, espera que o Governo possa avançar com um reforço de pessoal nos serviços públicos existentes no concelho, onde diz faltarem "cerca de 38" funcionários em várias áreas de atuação, das Finanças aos Registos e Notariado.
"Tirando a segurança, temos um défice de cerca de 38 pessoas" em diversos serviços públicos no território, afirmou o autarca odemirense na terça-feira, 24, na sessão de abertura da conferência "Propostas Locais para Desafios Locais", que decorreu em São Teotónio.
Na sessão de abertura, que contou também com a presença da ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o presidente da Câmara de Odemira lembrou que no concelho foram recenseados, em 2021, um total de 10.927 migrantes residentes de 80 nacionalidades, o que representa 37% da população do município.
Números que levaram Hélder Guerreiro a afirmar que "este fenómeno é estrutural e não contextual". "Não podemos estar à espera que passe, pois é um fenómeno estrutural que veio para ficar", disse, acrescentando que "a diversidade é a regra" em Odemira e "a flutuação um princípio".
Nesse sentido, continuou, "o desafio central" de Odemira "é reconstruir uma comunidade que sofreu um impacto muito grande do ponto de vista dos fluxos migratórios".
Uma realidade que levou o presidente da autarquia a pedir ao Governo, através da presença da ministra, "normativos legais que permitam uma ação local dos diferentes atores" em domínios como "a habitação" ou o "licenciamento e regulação no espaço rural".
Nesse âmbito, assumiu, "Odemira está disponível para um projeto-piloto de licenciamento daquilo que é a atividade em espaço rural – incluindo a agrícola –, que depois tem um impacto sobre os perímetros urbanos".
A par disso, Hélder Guerreiro defendeu um reforço dos serviços públicos no concelho, dando como exemplo o facto de "dos 3.674 inscritos" no desemprego no Alentejo Litoral, "2.574 serem de Odemira". "É estranho que o centro de emprego seja noutro sítio que não aqui" em Odemira, observou.
O presidente da Câmara de Odemira disse ainda que, no concelho, faltam também "mais agentes de segurança", assim como "mais 10 pessoas" nas Finanças, "mais três" na Segurança Social, "mais oito" na Justiça, "mais 14" na Saúde e "mais quatro" na Conservatória.
"E precisamos da ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho] e da ASAE [Autoridade de Segurança Alimentar e Económica] em Odemira, porque a atividade económica precisa de Estado no território", terminou.

"Desafio das migrações é enorme"
Perante as reivindicações apresentadas pelo autarca de Odemira, a ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares disse, na sessão de abertura da conferência ???, que o "desafio das migrações" é "enorme" e "exigente", mas também uma "oportunidade" para garantir que os "territórios mais despovoados possam voltar a estar povoados".
Depois, em declarações ao "SW", Ana Catarina Mendes lembrou que, "ainda esta semana", o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização, Mário Campolargo, "anunciou novas coisas para a área da administração pública".
A ministra acrescentou que o "desígnio" do Governo é continuar "a trabalhar com as autarquias, a sociedade civil e as empresas" para "melhorar os serviços públicos".


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 20/03/2023
GNR realizou
operação de fiscalização
em São Teotónio
A GNR desenvolveu na passada semana, a 16 de março, uma operação de fiscalização junto de trabalhadores agrícolas e de estabelecimentos de restauração e de bebidas em São Teotónio, no concelho de Odemira, tendo sido elaborados 103 autos de contraordenação.
07h00 - segunda, 20/03/2023
Odemirense e
Naverredondense
apurados na Taça
A equipa do Renascente de São Teotónio foi eliminada neste domingo, 19, da Taça do Distrito de Beja, enquanto Odemirense e Naverredondense estão apurados para os quartos-de-final da competição.
07h00 - sábado, 18/03/2023
Câmara de Odemira
oferece árvores à população
A Câmara de Odemira vai oferecer árvores autóctones à população e às escolas do concelho, para sensibilizar "para a importância da sua preservação, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer como para a qualidade de vida dos cidadãos".
07h00 - sábado, 18/03/2023
Espetáculos de
teatro em Odemira
e São Teotónio
A Câmara de Odemira inicia neste sábado, 18, um ciclo de espetáculos de teatro para festejar as comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinalam a 27 de março, no concelho.
07h00 - sexta, 17/03/2023
Grupo Feminino
de Amoreiras-Gare
celebra 25 anos
O Grupo Coral "Vozes Femininas de Amoreiras-Gare" assinala neste sábado, 18, o seu 25º aniversário com uma tarde de cante alentejano nesta localidade da freguesia de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira.

Data: 10/03/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial