A Câmara de Grândola apresentou, na passada semana, a primeira fase dos novos Planos Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) das freguesias de Carvalhal e de Melides, que seguem o modelo adotado para o plano de Grândola, apresentado em novembro.
Segundo a autarquia, "estes planos estratégicos servem de instrumento de atuação e sensibilização, que fomente a articulação entre os diferentes modos de transporte, visando a implementação de um sistema integrado de mobilidade de uma forma racional" e que permita "diminuir o uso do transporte individual".
Os novos PMUS devem, em simultâneo, garantir uma "adequada mobilidade das populações", "a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental".
A Câmara de Grândola acrescenta que os PMUS de Grândola, Carvalhal e Melides assentam "em três grandes linhas orientadoras", que são "coesão territorial, qualidade do ambiente urbano e promoção da sustentabilidade", para "potenciar as deslocações em modo pedonal e ciclável entre as principais centralidades".
Os PMUS visam ainda "a promoção dos transportes públicos, a otimização do sistema viário, a gestão do estacionamento e o planeamento e regulamento da logística urbana", conclui a autarquia da "vila morena".