A empresa Vanguard Properties já iniciou a construção de residências no empreendimento Muda Reserve, na localidade de Muda, no concelho de Grândola, num investimento total avaliado em 200 milhões de euros.
Em comunicado enviado ao "SW", a Vanguard Properties explica que as primeiras oito casas "Casas da Chaminé" vão reinterpretar a tradicional casa alentejana, "tendo a chaminé com referência inspiradora".
Tratam-se de moradias Net Zero Carbon Buildings (NZEB), "com a estrutura totalmente construída em madeira pela K?Z?WOOD, empresa de construção em madeira na qual a Vanguard Properties investiu 30 milhões de euros no âmbito da sua estratégia de investimento na construção industrial portuguesa", acrescenta a mesma fonte.
A Vanguard Properties explica ainda que as moradias, disponíveis nas tipologias V3e V5 e com "assinatura" do atelier de arquitetura Saraiva+Associados, têm dois pisos, piscina e jardim privativo.
Após a conclusão da construção destas oito moradias, que no total deverá ser de aproximadamente 12 meses, a Vanguard Properties irá iniciar a segunda fase de construção com mais de 80 casas em pipeline projetadas pelo atelier de arquitetura AO-LX, "sendo também edifícios NZEB".
A empresa sublinha que o Muda Reserve "será também caracterizado pela componente artística", sendo que para tal o arquiteto Francis Keré, vencedor prémio Pritzker em 2022, irá projetar uma capela para este empreendimento, aberto a toda a comunidade.
O Muda Reserve, que tem área total superior a 350 hectares, envolverá também zonas de espaços verdes e serviços comerciais que se estendem por um hectare. Será também reservada uma zona dedicada ao desporto e aos mais jovens, estando já construídos um campo de jogos e um parque infantil.