07h00 - sexta, 03/03/2023

Politécnico de Setúbal
visitou cidade de Sines

Politécnico de Setúbal visitou cidade de Sines

O grupo de trabalho do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que está a trabalhar na instalação de uma escola superior em Sines esteve, na passada semana, na cidade, para "aprofundar o contacto com a realidade local e com os diversos investimentos em curso".
Segundo adianta a Câmara de Sines, a comitiva do IPS, constituída por cerca de 30 docentes acompanhados por representantes dos alunos, foi recebida pelo presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas, seguindo-se uma visita às obras do projeto Sines 4.0, da Startcampus.
A equipa de trabalho reuniu-se ainda com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e com a aicep Global Parques, assim como com diversas empresas com projetos de Potencial Interesse Nacional já aprovados para Sines, entre as quais a GALP, a EDP e a Repsol.
"Este é um projeto crítico para o sucesso de muitos dos investimentos em curso, e é igualmente essencial para o desenvolvimento da região do Alentejo Litoral. Ter uma escola superior na região, profundamente comprometida com o desenvolvimento integrado do Alentejo Litoral, permitirá maximizar o acesso dos jovens da região a empregos mais qualificados", referiu o edil Nuno Mascarenhas.
Na opinião do autarca, "para além do contributo que o IPS pode trazer ao nível das qualificações dos jovens de Sines e da região, a instalação de uma escola superior em Sines é essencial para a fixação de investimentos intensivos em recursos humanos, em tecnologia e com potencial de investigação e desenvolvimento".
"Nesse sentido, é muito importante que nos apropriemos deste projeto como um objetivo regional, justamente por ser mais um passo para que possamos iniciar, em conjunto, o combate aos desafios demográficos com que muitos territórios se têm debatido", acrescentou.
Já a presidente do Conselho Geral do IPS, Sandra Martinho, sublinhou durante o encontro que "antes de transformar a região, com todos os investimentos nas mais variadas áreas que Sines se encontra a receber, há que transformar as pessoas".
"A componente de comunidade e cultura também tem de mudar para se adaptar à transformação digital", reforçou.
Por seu lado, o vice-presidente do IPS, Rodrigo Teixeira Lourenço, disse que o Instituto "está fortemente empenhado" no projeto da criação de uma escola superior em Sines.
"Este é um projeto que queremos que seja, acima de tudo, um contributo efetivo para o desenvolvimento regional" e "uma escola que seja diferente, inovadora, partilhada, capaz de dar resposta às necessidades da região, mas que seja capaz de se posicionar numa perspetiva internacional", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

16h01 - sexta, 17/01/2025
Parlamento aprova
desagregação de freguesias
O Parlamento aprovou, nesta sexta-feira, 17, a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013.
07h00 - sexta, 17/01/2025
"Ao Encontro da
Semente" em São Luís
e Vale Béjinha
As localidades de São Luís e Vale Béjinha, no concelho de Odemira, recebem neste fim de semana, 18 e 19 de janeiro, a iniciativa "Ao Encontro da Semente", organizada pela Fundação O Cerro, em parceria com a associação Colher Para Semear e com a Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 17/01/2025
Desagregação das freguesias de
Bicos, Colos e Vale de Santiago
votada esta sexta-feira
Um projeto de lei, subscrito por PSD, PS, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN, é votado nesta sexta-feira, 17, no Parlamento e em caso de aprovação permitirá a desagregação de 135 uniões de freguesia (UF), entre as quais Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Câmara de Odemira apoia alunos
do ensino secundário e superior
A Câmara de Odemira atribuiu um total de 55 bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior em 2024-2205, assim como três prémios de mérito para alunos do secundário, num investimento total de 100 mil euros.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Homem morre em
acidente de motociclo
em Odemira
Um cidadão holandês, de 61 anos, morreu nesta terça-feira, 13, na sequência do despiste do motociclo que conduzia, numa estrada de terra no concelho de Odemira.

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial