07h00 - sexta, 15/09/2023

Homenagens em Odemira
à "simplicidade tornada génio"

Homenagens em Odemira à "simplicidade tornada génio"

"Neste Dia do Município, homenageamos com justiça duas pessoas que tornaram a simplicidade em génio. São de Odemira e é justo reconhecê-las" – foi com estas palavras que o autarca Hélder Guerreiro justificou a entrega das medalhas de mérito municipal à artistas plástica Liberdade Sobral (a título póstumo) e ao poeta popular Florêncio Maria na passada sexta-feira, 8, no âmbito das comemorações do feriado municipal.
Atribuídas pela Câmara e Assembleia Municipal (em ambos os casos por unanimidade), as distinções foram entregues durante a cerimónia que decorreu na Igreja da Misericórdia, reconhecendo duas figuras que constituem "um exemplo de grande mérito e altruísmo, e pela dedicação à sua arte e à sua partilha com os outros".
Para Hélder Guerreiro, Liberdade Sobral e Florêncio Maria são duas pessoas "que representam muito bem a dimensão das gentes" do concelho de Odemira, sobretudo "o nunca desistir".
"Não saber ler e estar mais longe não significa que não sejamos capazes de imaginar o mundo e de fazer da nossa capacidade criativa um mundo novo e belo", reforçou o presidente da Câmara de Odemira, frisando que no concelho "as dificuldades de fazer são maiores" e os desafios "são gigantes e diversos".
Por isso, continuou, "reconhecendo a Liberdade [Sobral] e o Florêncio [Maria] estamos a reconhecer que não existem barreiras para os sonhos, para a criatividade e para acreditar num futuro melhor".

"Odemira deve-lhes muito"
Na sua intervenção durante a cerimónia protocolar do Dia do Município, a presidente da Assembleia Municipal de Odemira, Ana Aleixo, destacou o "mérito particular" de Liberdade Sobral e Florêncio Maria.
"São pessoas pouco instruídas a nível escolar, cujo percurso de vida não lhes permitiu ter grande formação académica, mas que lhes permitiu ter um dom, cada um à sua maneira", frisou a eleita.
Por isso, continuou, Liberdade Sobral e Florêncio Maria "foram escolhidas [para serem homenageadas] porque criam". "Melhor que isso, criam e partilham com os outros aquilo que é a sua forma de arte. E Odemira deve-lhes muito por isso", afiançou.
Na sua intervenção, a presidente da Assembleia Municipal deixou ainda um elogio à "capacidade de fazer diferente" que o executivo liderado por Hélder Guerreiro tem vindo a revelar nos eventos que promove. "Este executivo tem primado pelo arriscar, pelo inovar, pelo fazer diferente", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 04/03/2024
Câmara de Odemira
dinamiza Universidade Sénior
A Câmara de Odemira assumiu, no início deste ano de 2024, a dinamização da Universidade Sénior (USO), para "criar condições para que o envelhecimento ativo e saudável seja uma realidade acessível a todos".
07h00 - domingo, 03/03/2024
Líder do PCP
faz campanha em
Alcácer do Sal
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai estar neste domingo, 3, em Alcácer do Sal, em ações de campanha para as eleições Legislativas de 10 de março.
07h00 - sexta, 01/03/2024
Câmara de Odemira
promove ciclo de
formação desportiva
Arranca neste sábado, 2, o segundo ciclo de formação desportiva promovido pela Câmara de Odemira, que vai decorrer de março a outubro com o objetivo de "proporcionar o acesso a formação diversificada em várias áreas de interesse e qualificar a base técnica e associativa".
07h00 - quinta, 29/02/2024
Câmara de Odemira atribui
lotes de habitação para jovens
A Câmara de Odemira já realizou as escrituras de um total de 24 lotes municipais para primeira habitação atribuídos a jovens, no âmbito da sua Estratégia Local de Habitação.
07h00 - quarta, 28/02/2024
Militares da GNR suspensos por
humilhar menor em Milfontes
Oito militares da GNR foram castigados com 150 e 130 dias de suspensão por terem assustado e humilhado um menor de 17 anos que os tinha ofendido na zona de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.

Data: 23/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial