A Câmara de Odemira assumiu, no início deste ano de 2024, a dinamização da Universidade Sénior (USO), para "criar condições para que o envelhecimento ativo e saudável seja uma realidade acessível a todos".
Segundo a autarquia, a USO "é uma resposta socioeducativa, que visa criar e dinamizar, regularmente, em regime informal, uma série de atividades num contexto de formação ao longo da vida".
O projeto tem como objetivo "promover um envelhecimento ativo, positivo e saudável através da participação em atividades sociais, culturais, científicas, desportivas, de convívio, capacitação digital e de lazer".
"É um projeto que surge para a ocupação de tempos livres dos indivíduos que se sintam motivados para a aprendizagem constante de diversas matérias, teóricas e práticas, a par do convívio", acrescenta.
A Câmara de Odemira frisa ainda que a USO funciona em diversos espaços municipais, nomeadamente o auditório da Biblioteca Municipal, Quintal da Música, Piscinas Municipais e uma sala cedida pela Santa Casa da Misericórdia de Odemira.
Com um universo temático "tão vasto" como as Ciências das Coisas, Artes Manuais, Atividades Aquáticas, Teatro, Música, Informática, Línguas e outras, as aulas dirigem-se a todos os interessados com mais de 50 anos "com vontade de aprender e conviver".