07h00 - sexta, 22/03/2024

Medronho é
"rei" em festival
em Sabóia

Medronho é "rei" em festival em Sabóia

Concertos, conferências, degustação de cocktails ou visitas a destilarias e pomares são alguns dos atrativos do Festival do Medronho em Sabóia, no concelho de Odemira, que decorre neste sábado e domingo, dias 23 e 24 de março.
A iniciativa é promovida pela Arbutus – Associação para a Promoção do Medronho, com o apoio da Câmara de Odemira e da Junta de Freguesia de Sabóia, tendo como grande objetivo promover esta produto endógeno do interior do concelho.
O festival terá início na manhã de sábado, 23, pelas 9h45, na Moagem de Sabóia, onde irão decorrer as conferências "O futuro das espirituosas e rotulagem", com João Vargas (da ANEBE – ), "O medronheiro: a seleção da planta e o melhoramento", com a professora Filomena Gomes, e "Diversidade genética do medronheiro em Portugal", com a professora Margarida Ribeiro.
O debate prossegue às 11h45, com a mesa-redonda "A importância do medronho para a economia local, a sustentabilidade ambiental e o turismo", enquanto ao final da tarde, pelas 17h30, terá lugar a apresentação do livro Cultura do Medronho.
Pelo meio, haverá festa no pavilhão da Junta de Freguesia de Sabóia, que a partir das 13h00 recebe um almoço-convívio, com oferta de porco no espeto à população, seguindo-se as atuações de Fil Costa (15h00) e Rafael Alves (18h30) e um baile com Tiago Rodrigues (22h00).
Para domingo, 24, está prevista para as 9h00 uma caminhada até à barragem de Santa Clara, em colaboração com a associação Rota Vicentina, seguindo-se visitas a um pomar de medronheiros de António Carriço (9h30) e à destilaria de Jorge Marques & Irmão (11h00).
A manhã vai terminar nesta destilaria, com a conferência "Projeto de Valorização das Destilarias de Medronho".
No pavilhão da Junta de Freguesia de Sabóia, pelas 13h00, será dinamizado um showcooking com utilização de medronho pela chef Francisca Dias, vencedora da primeira edição do concurso televisivo Hell's Kitchen Portugal, seguindo-se, às 15h00, uma demonstração com alambique tradicional.
O programa do Festival do Medronho termina com música, estando agendadas as atuações dos grupos Em Canto (15h30) e Araçá da Gema (17h30) e um baile com a dupla Emanuel & Tânia (20h00).
Ao longo dos dois dias de festival estão igualmente previstas exposições, animação de rua, degustação de cocktails e atividades infantis.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

16h01 - sexta, 17/01/2025
Parlamento aprova
desagregação de freguesias
O Parlamento aprovou, nesta sexta-feira, 17, a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013.
07h00 - sexta, 17/01/2025
"Ao Encontro da
Semente" em São Luís
e Vale Béjinha
As localidades de São Luís e Vale Béjinha, no concelho de Odemira, recebem neste fim de semana, 18 e 19 de janeiro, a iniciativa "Ao Encontro da Semente", organizada pela Fundação O Cerro, em parceria com a associação Colher Para Semear e com a Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 17/01/2025
Desagregação das freguesias de
Bicos, Colos e Vale de Santiago
votada esta sexta-feira
Um projeto de lei, subscrito por PSD, PS, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN, é votado nesta sexta-feira, 17, no Parlamento e em caso de aprovação permitirá a desagregação de 135 uniões de freguesia (UF), entre as quais Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Câmara de Odemira apoia alunos
do ensino secundário e superior
A Câmara de Odemira atribuiu um total de 55 bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior em 2024-2205, assim como três prémios de mérito para alunos do secundário, num investimento total de 100 mil euros.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Homem morre em
acidente de motociclo
em Odemira
Um cidadão holandês, de 61 anos, morreu nesta terça-feira, 13, na sequência do despiste do motociclo que conduzia, numa estrada de terra no concelho de Odemira.

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial