O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
A competição decorreu no âmbito do IX Troféu de Ciclismo José Poeira, organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Câmara de Odemira, onde foi novamente prestada homenagem ao odemirense que é, atualmente, o selecionador nacional da modalidade.
A prova incluiu duas etapas, sendo que a primeira, na tarde de sábado, 13, foi um contrarrelógio individual de 23,4 km na Zambujeira do Mar, onde o mais rápido foi Tiago Carmo (ABTF Betão/Bairrada), seguido de Guilherme Lino e Gonçalo Rodrigues (ambos da Landeiro/KTM/Matias & Araújo).
No domingo, 14, realizou-se a segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclismo de Juniores, com partida em Vila Nova de Milfontes e meta em Odemira, num total de 129 km. A vitória na corrida sorriu a Daniel Moreira (Willebrord Wil Vooruit), que cortou a meta à frente de Gonçalo Rodrigues (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo), segundo classificado, e de André Dutra (Escola de Ciclismo Bruno Neves), que foi terceiro.
Nas contas do ranking, foi Gonçalo Rodrigues quem assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores, com 125 pontos somados ao fim de duas provas. Daniel Moreira é segundo, com 120 pontos, e João António (ABTF Betão/Bairrada) completa o pódio, com 110.
O IX Troféu de Ciclismo José Poeira incluiu também a Taça de Portugal de Paraciclismo, com a participação de 33 atletas.
No sábado, 13, no contrarrelógio em Zambujeira do Mar venceram Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo) em C2; Vasco Dias (Paredes/Ciclismo na Escola BTTeam) em C3; Ângelo Correia (Academia Efapel de Ciclismo) em C4; Miguel Pacheco (Academia Efapel de Ciclismo) em C5.
Já Miguel Castro (Europcar Associação Salvador) triunfou em H1; Luís Jejum (Europcar Associação Salvador) em H2; João Pinto (Mirachoro Hotels/Centro de Ciclismo de Portim) em H3; Flávio Pacheco em H4 e Luís Costa em H5. Entre as atletas femininas, triunfaram Jéssica Ferreira (XC) em H3 e Maria António (Europcar Associação Salvador) em H5.
Nas restantes categorias, Jorge Pina destacou-se na classe B e André Soares (Rádio Popular/Paredes/Boavista) na classe D.
Depois, no domingo, 14, os paraciclistas disputaram um circuito de 3,1 km em Boavista dos Pinheiros, com David Costa (Rodactiva/Golden Club Cabanas), na categoria C4, a ser o único vencedor que mudou em relação à primeira prova.