07h00 - quarta, 15/05/2024

Porto de Sines cresceu 16%
no primeiro trimestre de 2024

Porto de Sines cresceu 16% no primeiro trimestre de 2024

O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16% face ao mesmo período do ano passado, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada nestes três meses.
Em comunicado enviado ao "SW", a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), um dos maiores contributos para este resultado veio do segmento da carga geral, "onde se inclui a carga contentorizada, que acumulou uma movimentação total de 5,7 milhões de toneladas, correspondendo a um acréscimo de 36%".
"De notar que a carga geral representa já 50% do total movimentado em Porto, sendo o segmento a registar a maior evolução na última década, com um incremento da ordem dos 20%", acrescenta a mesma fonte.
Já no que diz respeito ao número de TEU, medida equivalente a um contentor de 20 pés, o Terminal de Sines "movimentou cerca de 450.000 TEU nos três primeiros meses do ano, o que significou um crescimento homólogo de 28%".
"E se os granéis líquidos mantiveram a performance de 2023, com uma movimentação total a rondar os 5,6 milhões de toneladas, os granéis sólidos começam a dar sinais de recuperação, fruto da diversificação e dinamização de novas cargas movimentadas no Terminal Multipurpose", adianta a APS.
De acordo com a administração portuária, "cargas como o minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira têm vindo a contribuir para a recuperação paulatina dos índices de movimentação deste Terminal, fortemente penalizado pelo encerramento das centrais termoelétricas do país".
A APS frisa ainda que com os investimentos "significativos" no Terminal XXI, Multipurpose e de Granéis Líquidos, o Porto de Sines "continua a posicionar-se no panorama mundial como porta de entrada privilegiada na Europa e hub estratégico nos vários segmentos de carga".
A par disso, conclui o comunicado, o porto do Alentejo Litoral está a preparar-se ainda "para a receção e movimentação de novas cargas, nomeadamente no que diz respeito aos novos combustíveis, cumprindo os desígnios das metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

16h01 - sexta, 17/01/2025
Parlamento aprova
desagregação de freguesias
O Parlamento aprovou, nesta sexta-feira, 17, a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013.
07h00 - sexta, 17/01/2025
"Ao Encontro da
Semente" em São Luís
e Vale Béjinha
As localidades de São Luís e Vale Béjinha, no concelho de Odemira, recebem neste fim de semana, 18 e 19 de janeiro, a iniciativa "Ao Encontro da Semente", organizada pela Fundação O Cerro, em parceria com a associação Colher Para Semear e com a Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 17/01/2025
Desagregação das freguesias de
Bicos, Colos e Vale de Santiago
votada esta sexta-feira
Um projeto de lei, subscrito por PSD, PS, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN, é votado nesta sexta-feira, 17, no Parlamento e em caso de aprovação permitirá a desagregação de 135 uniões de freguesia (UF), entre as quais Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Câmara de Odemira apoia alunos
do ensino secundário e superior
A Câmara de Odemira atribuiu um total de 55 bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior em 2024-2205, assim como três prémios de mérito para alunos do secundário, num investimento total de 100 mil euros.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Homem morre em
acidente de motociclo
em Odemira
Um cidadão holandês, de 61 anos, morreu nesta terça-feira, 13, na sequência do despiste do motociclo que conduzia, numa estrada de terra no concelho de Odemira.

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial