07h00 - quarta-feira, 15/05/2024

Porto de Sines cresceu 16%
no primeiro trimestre de 2024

O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16% face ao mesmo período do ano passado, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada nestes três meses.
Em comunicado enviado ao “SW”, a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), um dos maiores contributos para este resultado veio do segmento da carga geral, “onde se inclui a carga contentorizada, que acumulou uma movimentação total de 5,7 milhões de toneladas, correspondendo a um acréscimo de 36%”.
“De notar que a carga geral representa já 50% do total movimentado em Porto, sendo o segmento a registar a maior evolução na última década, com um incremento da ordem dos 20%”, acrescenta a mesma fonte.
Já no que diz respeito ao número de TEU, medida equivalente a um contentor de 20 pés, o Terminal de Sines “movimentou cerca de 450.000 TEU nos três primeiros meses do ano, o que significou um crescimento homólogo de 28%”.
“E se os granéis líquidos mantiveram a performance de 2023, com uma movimentação total a rondar os 5,6 milhões de toneladas, os granéis sólidos começam a dar sinais de recuperação, fruto da diversificação e dinamização de novas cargas movimentadas no Terminal Multipurpose”, adianta a APS.
De acordo com a administração portuária, “cargas como o minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira têm vindo a contribuir para a recuperação paulatina dos índices de movimentação deste Terminal, fortemente penalizado pelo encerramento das centrais termoelétricas do país”.
A APS frisa ainda que com os investimentos “significativos” no Terminal XXI, Multipurpose e de Granéis Líquidos, o Porto de Sines “continua a posicionar-se no panorama mundial como porta de entrada privilegiada na Europa e hub estratégico nos vários segmentos de carga”.
A par disso, conclui o comunicado, o porto do Alentejo Litoral está a preparar-se ainda “para a receção e movimentação de novas cargas, nomeadamente no que diz respeito aos novos combustíveis, cumprindo os desígnios das metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - segunda, 17/11/2025
Maria Margarida
Gonçalves eleita
presidente da SR Colense
Maria Margarida Gonçalves é a nova presidente da Sociedade Recreativa Colense, de Colos, tornando-se a primeira mulher a liderar esta instituição do concelho de Odemira fundada a 15 de novembro de 1934.
07h00 - segunda, 17/11/2025
Obras da estrada
entre Alberge e Casebres
avançam este ano
A Câmara de Alcácer do Sal anunciou que prevê dar início, até final do ano, à empreitada de reparação da Estrada Municipal (EM) 1, que liga as localidades de Alberge e Casebres e representa um investimento de quase 623 mil euros.
07h00 - segunda, 17/11/2025
Dessalinizadora vai
ser construída em Sines
O Governo vai avançar com a construção de uma dessalinizadora em Sines, num investimento avaliado em cerca de 120 milhões de euros que deve arrancar em 2027 e estar concluído até 2031.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Seminário de
cinema documental
arranca em Odemira
A história política do Alentejo e o processo da reforma agrária são o mote da 25ª edição do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental, que arranca nesta sexta-feira, 14, e que se realiza pela terceira vez em Odemira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Ações de voluntariado em
restauro ecológico em Odemira
Entre novembro e dezembro a Mossy Earth convida todos os interessados em conservação da natureza e restauro de ecossistemas, a colaborar em dois dos projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto de grande escala “Mira Selvagem” (ou “Wilder Mira”), uma iniciativa que visa recuperar áreas degradadas e preservar a biodiversidade na bacia do Rio Mira.

Proxima Edicaox