A dupla Inês Esteves/José Ramos dos Santos (do CNLA Clube Náutico do Litoral Alentejano) sagrou-se campeã nacional de canoagem de mar no passado sábado, 25, durante a terceira etapa do campeonato nacional, que ligou Sines a Vila Nova de Milfontes.
A terceira etapa da competição constituiu mais uma edição da Surfski SW Alentejano, que juntou mais de duas centenas de atletas em representação de 29 clubes. A prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com as câmaras de Odemira e de Sines, com o Clube Fluvial Odemirense (CFO) e com o CNLA, tendo o apoio da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes.
Com um percurso com cerca de 17 quilómetros, a corrida saiu da praia Vasco da Gama, em Sines, terminando na praia das Furnas, em Vila Nova de Milfontes.
No final, Inês Esteves e José Ramos dos Santos fizeram a festa, ao vencer na categoria de SS2 Absolutos Mistos, somando igualmente os pontos suficientes para garantirem matematicamente o respetivo título nacional.
Destaque ainda para o triunfo alcançado por Tiago Sobral e Mário Nascimento Mathiotte (CFO) em SS2 Masters A, que também lhes valeu a liderança do ranking nacional, e para o terceiro lugar obtido por Sérgio Jesus, canoísta do CFO, na categoria de SS1 Masters A.
Finda esta etapa, a terceira das quatro que constituem o campeonato nacional, e além do título alcançado por Inês Esteves e José Ramos dos Santos em SS2 Absolutos Mistos e da liderança da classificação geral de Tiago Sobral/Mário Nascimento Mathiotte em SS2 Masters A, há ainda a ressalvar o primeiro lugar de Carlos Sena, do CNLA, em SS1 Masters C.
Na classificação geral coletiva, o CFO é 10º classificado, com 2.509 pontos, enquanto o CNLA ocupa a 11ª posição, com 2.461 pontos, e o Clube Náutico de Milfontes é 31º, com 419.
Na categoria de Masters, o CNLA surge na oitava posição da classificação geral, com 2.857 pontos, ao passo que o CFO é 10º classificado, com 2.599 pontos.