O concelho de Odemira recebe, a partir desta sexta-feira, 7, a 11ª edição do Festival de Marchas Populares, evento que reunirá centenas de participantes e que visa "preservar as tradições de cariz popular e comunitário", além de contribuir "para a inclusão social por via da cultura".
A iniciativa, integrada no Festival Danças da Terra, é promovida pela Câmara de Odemira e conta este ano com a colaboração do Centro Cultural Recreativo e Desportivo da Longueira, da Associação Humanitária D. Ana Pacheco (Sabóia), da Associação de Festas da Boavista dos Pinheiros e da Associação dos Reformados e Pensionistas Idosos da Freguesia de São Teotónio, que vão dinamizar as marchas.
Segundo a autarquia, "as marchas populares são já uma tradição que reúne anualmente centenas de participantes nas coreografias, músicas, guarda-roupa, arranjos e adereços, com grande entusiasmo do público a aplaudir os desfiles das várias coletividades".
Em 2024, o Festival de Marchas Populares do Concelho de Odemira arranca nesta sexta-feira, 7, pelas 21h30, com um desfile na localidade de Longueira.
Seguem-se os desfiles, sempre às 21h30, em Sabóia (14 de junho), Boavista dos Pinheiros (15 de Junho) e São Teotónio (21 de junho).
O festival terminará a 22 de junho, com um desfile na vila de Odemira a partir das 22h00.