Atletismo, BTT, Cicloturismo, Desporto Adaptado, Orientação e Pedestrianismo são as modalidades de mais uma edição da Brisas do Atlântico, evento desportivo multidisciplinar que a Câmara de Odemira promove na segunda-feira, 10, e que contará com mais de 1.000 participantes.
A iniciativa vai decorrer entre as localidades costeiras de Almograve e Zambujeira do Mar e promete ser, segundo a autarquia odemirense, "um verdadeiro dia de festa desportiva.
Na edição deste ano, as Brisas do Atlântico voltam a ter as vertentes de competição e de lazer, sendo a vertente competitiva nas modalidades de Run & Bike e Atletismo (Meia Maratona, Estafeta e Desporto Adaptado). Já as modalidades de Cicloturismo, BTT, Orientação e Pedestrianismo destinam-se à vertente de lazer.
A prova terá início na praia do Almograve, estando a concentração marcada para as 8h00 horas. Na vertente competitiva, as provas de Atletismo e Run & Bike têm um percurso de 21,1 km, que ligará Almograve à Zambujeira do Mar.
Na vertente lazer, há dois percursos pedestres, com quatro e 8,5 km respetivamente, passeios de BTT e cicloturismo com percursos de 20 km e 25 km, e uma prova de Orientação com cinco quilómetros, que irá decorrer entre a praia e a aldeia do Almograve.
Em 2024, o evento voltará a financiar causas/projetos "que promovam a inclusão pela prática desportiva", a serem desenvolvidos por associações ou instituições que desenvolvem o seu trabalho no concelho nas mais diferentes áreas.
As candidaturas podem ser apresentadas pelas entidades sociais do concelho de Odemira até à próxima segunda-feira, 3 de junho.
Recorde-se que o valor das inscrições reverterá para os projetos/causas concorrentes mais votados pelos participantes das Brisas do Atlântico, no final da prova.