11h51 - quinta, 11/07/2024

Associação alerta para furtos
de cortiça no Litoral Alentejano

Associação alerta para furtos de cortiça no Litoral Alentejano

A Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado (ANSUB), com sede em Alcácer do Sal, está preocupada com os sucessivos "furtos indiscriminados de cortiça" na região, que provocam "danos substanciais às árvores" e comprometem "o futuro produtivo destes sistemas florestais".
Em comunicado enviado ao "SW", a associação que "há vários anos esta situação se repete" nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém, "com total impunidade para quem comete este crime contra o ambiente e a propriedade privada".
"O ato do furto de cortiça implica a direta violação de todas as regras de descortiçamento e provoca danos irreparáveis no sobreiro vitimado, comprometendo gravemente a sua vitalidade e pondo em causa a sua sobrevivência", frisa a ANSUB.
Além do mais, continua o comunicado, "a impunidade dos prevaricadores destes furtos de cortiça encoraja a reincidência dos criminosos, bem como a disseminação desta prática".
Nesse âmbito, a ANSUB considera que a "efetiva repressão destes crimes é absolutamente premente e crucial para a conservação de um ecossistema único", até porque a cortiça furtada "representa um valor mínimo, comparado com o dano causado na árvore, que poderá levar à sua morte comprometendo muitas décadas de produção futura".
"Era importante controlar os intermediários que possam usualmente adquirir cortiça furtada, controlando estes pontos críticos, que poderá incentivar o furto por parte de pessoas sem escrúpulos", defende a associação.
Por outro lado, continua, "existem operadores que têm máquinas de triturar cortiça e que facilmente conseguem processar cortiças pintadas provenientes de furtos, dissimulando assim a sua origem".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 09/09/2024
Projeto para produzir abacates
em Alcácer do Sal chumbado
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo emitiu uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável ao projeto reformulado para produção de pêra-abacate no concelho de Alcácer do Sal.
07h00 - sexta, 02/08/2024
CM Alcácer do Sal
vai investir 3,7ME
em 30 habitações
A Câmara de Alcácer do Sal vai avançar com a construção de 30 novos fogos municipais para habitação acessível, num investimento de 3,7 milhões de euros, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
07h00 - sexta, 28/06/2024
Alcácer recebe
encontro nacional
de Harley Davidson
Os "amantes" da marca de motociclos Harley Davidson vão estar neste fim de semana, dias 29 e 30 de junho, em Alcácer do Sal, que será "palco" de mais uma edição do encontro nacional desta marca.
07h00 - terça, 25/06/2024
Centro intermodal
de transportes de
Alcácer inaugurado
O Centro Intermodal de Transportes da Margem Sul, "uma grande bolsa de estacionamento polivalente", já foi inaugurado em Alcácer do Sal, num investimento de cerca de 804 mil euros.
07h00 - quinta, 20/06/2024
Transporte urbano
de Alcácer do Sal
realizou mais viagens
O número de viagens realizadas no "Nónio", o transporte urbano da Câmara de Alcácer do Sal, voltou a aumentar no terceiro ano de disponibilização deste serviço, revela a autarquia.

Data: 13/09/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial