Um total de 43 concertos de artistas de quatro continentes marcam o programa de mais uma edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines, que decorre na cidade e também em Porto Covo a partir deste sábado, 20. Organizado desde 1999 pela Câmara de Sines, o FMM promete voltar a ser este ano uma verdadeira "volta ao mundo", através da música e apresentando uma programação "universalista" e com propostas para todos os gostos.
Os primeiros três dias de festival, de 20 a 22 de julho, serão em Porto Covo, sempre a partir das 21h30, sendo que na primeira noite passam pelo palco montado no Largo Marquês de Pombal o português Duarte, o maliano Samba Touré e a brasileira Lívia Matos.
Na noite seguinte cantam La Muchacha & El Proprio Junte (Colômbia), Siti & The Band (Zanzibar/Tanzânia) e la Chiva Gantiva (Colômbia/Bélgica), enquanto a 22 de julho será a vez de Três Tristes Tigres (Portugal), Melingo (Argentina) e Dungen (Suécia).
A partir de 23 de julho o FMM "muda-se" para a cidade de Sines, onde os principais concertos terão lugar no castelo. É por lá que vão atuar, na primeira noite, a Orquestra Locomotiva com Joni Schwalbach e Vasco Martins (Portugal/Moçambique/Cabo Verde).
A 24 de julho sobem ao palco do castelo José Manuel David (Portugal), Salvador Sobral (Portugal), Margareth Menezes (Brasil), Saigon Soul Revival (Vietname) e Mezerg (França), ao passo que na noite seguinte será a vez de Momo (Brasil/Reino Unido), Ile (Porto Rico), Orchestre tout Puissant Marcel Duchamp (Suíça), Dam (Palestina) e Gyedu-Blay Ambolley & His Sekondi Band (Gana).
Cara de Espelho (Portugal), Mademoiselle (França/Argélia), Fattú Djakité (Guiné Bissau/Cabo Verde), Mestizo (Reuni Unido/Colômbia) e Groundation (EUA/Jamaica) são as propostas para a noite de 26 de julho.
O FMM termina no dia 27 de julho, com os concertos no castelo do português JP Simões, que vai interpretar temas de José Mário Branco, de Mayra Andrade (Cabo Verde), de Eliades Ochoa (Cuba), de Adédèjì (Nigéria) e de Son Rompe Pera (México).
Além do castelo, também o pátio do Centro de Artes vai receber, pelas 16h30, os espetáculos dos espanhóis Caamaño & Ameixeiras (dia 25), dos franceses Red (26) e da palestiniana Haya Zaatry (dia 27).
As noites do FMM vão prolongar-se até ao "raiar" do sol, na Avenida Vasco da Gama, onde a partir das 2h15 terão lugar os concertos de Florence Adooni & Band (Gana) e La Delio Valdez (Argentina) a 24 de julho, e de Prétu Xei di Cor (Portugal/Cabo Verde) e Ferro Gaita (Cabo Verde) na noite seguinte.
Na madrugada de 26 de julho será a vez de Ana Frango Elétrico (Brasil), de Komodrag & The Mounodor (França) e de Sofiane Saidi (Argélia) e, na última noite, de Avalanche Kaito (Bélgica/Burkina Faso), Moticoma (Moçambique) e Rizan Said (Síria).
A par dos concertos, o FMM de Sines volta a oferecer em 2024 um programa de iniciativas paralelas, com exposições, espetáculos de dança, sessões de contos, debates, animação de rua, atividades desportivas e uma Feira do Disco, do Livro e do Cartaz.
O festival conta ainda com ateliers para crianças com alguns artistas, assim como visitas aos bastidores do castelo, espetáculos para bebés e oficinas.