O projeto "Restaurante Sobre Rodas" e a proposta a OralTech Odemira foram os grandes vencedores da edição deste ano dos prémios Espírito Empreendedor, entregues pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado domingo, 21, durante a FACECO, sendo que na categoria Novas Iniciativas Empresariais o vencedor foi o projeto "Restaurante Sobre Rodas", de Ana Paula Margarido, que recebeu um prémio de 2.000 euros.
Trata-se de um restaurante móvel, instalado num autocarro, que leva os sabores típicos da região a diversos pontos do concelho de Odemira, onde efetua paragens. Este projeto tem a particularidade de, em 2020, já ter sido distinguido nos prémios Espírito Empreendedor, então na categoria Ideias Empreendedoras e Criativas.
Em segundo lugar ficou o projeto "Vieira Blanco Arquitetura", que Jéssica Vieira e Vicente Blanco dinamizam em São Luís, que recebeu um prémio de 1.000 euros. Já a iniciativa "To Many Print Serigrafia", desenvolvida por Rui Matos em Odemira, conquistou o terceiro lugar e recebeu um prémio de 500 euros.
Por sua vez, na categoria Ideias Empreendedoras e Criativas o vencedor foi a propostaOralTech Odemira, um projeto de Eduardo Guerreiro que visa a investigação e desenvolvimento de tecnologias avançadas para a promoção da saúde oral na comunidade de Odemira, que recebeu 1.200 euros.
A segunda classificada foi a ideia "Odecasa, cada casa Im(porta)", uma plataforma inovadora para agregar ofertas de habitação no concelho de Odemira, que Vivalda Jesus desenvolveu e que recebeu o valor de 800 euros.
Em 2024, o prémio Espírito Empreendedor contou com um total de 14 candidaturas, setena categoria Novas Iniciativas Empresariais e mais setena categoria Ideias Empreendedoras e Criativas.
O júri do concurso foi constituído por Graça Nunes, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral, Sandra Rebelo, docente da Universidade do Algarve, e Hélia Martins, do Gabinete de Apoio ao Empreendedor do Município de Odemira.
Os prémios Espírito Empreendedor são uma das "faces" do programa municipal Odemira Empreende, que visa a promoção do desenvolvimento económico concelho e já aprovou mais de um milhão de euros em apoios financeiros desde 2015.
"O 'Odemira Empreende' nasceu com uma grande ambição [
] e estamos muito satisfeitos com o que conseguimos alcançar. São variadas medidas em três eixos específicos e temos tido a capacidade não só de promover todas essas medidas, mas acima de tudo que elas cheguem às pessoas", revela ao "SW" o vice-presidente da Câmara de Odemira, Ricardo Cardoso.
De acordo com o autarca odemirense, além de ter apoiado iniciativas empresariais "em mais de 1,2 milhões de euros ao longo dos últimos nove anos", o programa também permitiu a criação de "mais de 150 postos de trabalho" no concelho.
"Isso demonstra bem a importância que, efetivamente, este programa tem para uma maior dinâmica empresarial do concelho de Odemira", conclui.