A Câmara de Odemira tem abertas, até 16 de setembro, as candidaturas aos apoios para a atividade cinegética no concelho, visando promover uma "exploração sustentável" destes recursos.
Em comunicado, a autarquia explica que os apoios vão ser atribuídos no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Cinegética do Município de Odemira, que tem por objetivo "a conservação do meio ambiente, o restabelecimento do equilíbrio ecológico e a preservação da fauna e flora".
"A criação e melhoria das condições que possibilitam o fomento das espécies cinegéticas e a gestão sustentável dos recursos cinegéticos, a defesa da floresta contra incêndios, a segurança alimentar e a defesa sanitária, a promoção e valorização dos produtos cinegéticos e a compatibilização da caça com as restantes atividades económicas do meio rural" são outras das metas do regulamento.
A Câmara de Odemira acrescenta que este projeto pretende igualmente "promover a exploração sustentável dos recursos cinegéticos presentes nas 139 zonas de caça localizadas no concelho de Odemira, das quais 28 zonas de caça municipal, 90 zonas de caça associativa e 21 zonas de caça turística".
Para tal, continua a mesma fonte, a autarquia dispõe de um Gabinete Cinegético, "para valorização de produtos, prestação de apoio técnico às entidades gestoras, promoção de ações de formação, colóquios e conferências e gestão do Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Cinegética".