A entrega de prémios aos vencedores do concurso literário "As Três Marias" é um dos destaques do programa das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que a Câmara de Odemira promove neste sábado, 26.
A iniciativa arranca pelas 15h00, no Quintal da Música, onde serão entregues os prémios aos vencedores do concurso literário, promovido pelo município com o objetivo de incentivar a reflexão em torno da Igualdade de Género.
Segundo a autarquia, este concurso serve de homenagem ao livro Novas Cartas Portuguesas, publicado em 1972 por Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno e levado a julgamento (e censurado) pelo regime de Marcelo Caetano, "o qual conduziu ao primeiro momento do movimento feminista português com projeção internacional".
As obras a concurso, no estilo literário de conto, foram apreciadas por um júri composto por elementos representantes da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e da ASSESTA Associação de Escritores do Alentejo, tendo sido admitidos 84 trabalhos de 76 autores.
O vencedor irá receber um prémio de 2.000 euros, enquanto o segundo e o terceiro classificado receberão, respetivamente, 1.000 e 500 euros. Poderão ainda ser atribuídas menções honrosas "aos concorrentes que se destacaram", acrescenta a Câmara de Odemira.
As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade incluem ainda, pelas 17h30, a exibição do documentário "Novíssimas Cartas Portuguesas", da produtora Irina Pampim, no cineteatro Camacho Costa.
A peça celebra a obra de Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno, voltando "às protagonistas iniciais" e discutindo "as novas fronteiras do que é ser mulher, trazendo um olhar sobre os feminismos do século XXI".
Depois da apresentação, decorrerá um debate entre os espectadores e a produtora do filme.