07h00 - terça, 05/11/2024

Manifesto pede mais disponibilidade de
água no Sudoeste Alentejano e Algarve

Manifesto pede mais disponibilidade de água no Sudoeste Alentejano e Algarve

Um total de 34 entidades públicas e privadas subscreve nesta terça-feira, 5, no concelho de Odemira, um manifesto onde é pedido o reforço da disponibilidade de água no Sudoeste Alentejano e no Algarve.
O manifesto "Água ao Serviço do Futuro" é assinado ao fim da manhã, durante o primeiro encontro do movimento com o mesmo nome, que decorre no Santa Clara Country Club, junto à barragem de Santa Clara.
A iniciativa arranca pelas 10h00, sendo que na sessão de abertura vão estar Loïc Oliveira (presidente da Lusomorango), Álvaro Mendonça e Moura (presidente da CAP) e Hélder Guerreiro (presidente da Câmara de Odemira).
Segue-se a apresentação dos estudos "Perspetivas climatológicas para o Sudoeste Alentejano e Algarve", de Miguel Miranda (ex-presidente do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera), e "Interligação Alqueva – Santa Clara – Odelouca: Reforço do abastecimento do Sudoeste alentejano e do Algarve com base em caudais derivados do sistema do Alqueva", de Jorge Froes (engenheiro agrónomo e especialista em Engenharia Rural).
O manifesto "Água ao Serviço do Futuro" é apresentado por José Gonçalves, presidente da Câmara de Aljezur, às 12h00, estando a sua assinatura agendada para as 13h15.
Pelo meio, às 12h30, realiza-se a sessão de encerramento do encontro, com intervenções dos presidentes das comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR) do Alentejo e do Algarve, António Ceia da Silva e José Apolináro, respetivamente, assim como de representantes da empresa mineira Somincor e da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
O movimento "Água ao Serviço de Futuro" é uma iniciativa multisetorial, que tem como objetivo "evidenciar a mobilização dos agentes económicos destas regiões para a urgência de concretizar soluções que assegurem a disponibilidade de água para os seus diversos usos, garantindo a sustentabilidade destes territórios e das suas populações".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

14h06 - sexta, 10/01/2025
Desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago avança
A desagregação das freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira, está prevista na proposta conjunta para a reversão das freguesias agregadas em 2013 aprovada, na quarta-feira, 8, no Parlamento.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Associação GUARDIÃO fez 14
salvamentos nas praias de Odemira
Os elementos da GUARDIÃO – Associação de Nadadores Salvadores do Concelho de Odemira realizaram um total de 14 salvamentos, sem que tenha havido vítimas mortais, nas oito zonas balneares do município que vigiaram no verão de 2024.
07h00 - sexta, 10/01/2025
ULSLA recebeu
oito novos médicos
internos
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) conta, desde a semana pas-sada, com oito novos médicos internos, que vão continuar a sua formação geral e/ou es-pecialista na instituição ao longo deste ano.
07h00 - sexta, 10/01/2025
Operadora Meo
tem nova loja na
vila de Odemira
A empresa de comunicações Meo conta, desde o passado mês de dezembro, com um anova loja em Odemira, que apresenta "um novo conceito de proximidade, sem barreiras físicas entre os clientes e os profissionais de atendimento".
07h00 - quinta, 09/01/2025
Ministério Público instaura inquérito ao acidente dos Bombeiros de Odemira
O Ministério Público (MP) já instaurou um inquérito ao acidente que envolveu uma viatura dos bombeiros de Odemira e causou a morte a um dos elementos daquela corporação, indicou nesta quarta-feira, 8, a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial