O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, foi distinguido, na passada semana, com a Medalha de Mérito Aeronáutico de 2ª Classe, atribuída pelo chefe de Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general João Cartaxo Alves.
A distinção visou reconhecer "o empenho e dedicação" de Hélder Guerreiro "na parceria instituída para a comemoração do Centenário da Viagem Aérea Portugal-Macau (1924 2024)", revela ao "SW" fonte municipal.
Segundo o autarca, a distinção "é de toda a equipa da Câmara Municipal de Odemira, mas também da equipa da Força Aérea e da Universidade do Porto".
"Coletivamente fomos coesos, fortes e leais e fizemos um percurso que resultou num evento memorável", frisa Hélder Guerreiro, acrescentando que a comemoração do Centenário da Viagem Aérea Portugal-Macau foi "o evento mais significativo" do presente mandato autárquico.
A cerimónia de imposição da condecoração decorreu no passado dia 31 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Odemira, na presença, entre outros, do tenente-general Rafael Martins (diretor da Direção Histórico-Cultural da Força Aérea), do coronel João Rosa (comandante da Base Aérea 11, em Beja) e do coronel Carlos Mouta Raposo (diretor do Museu do Ar).
Estiveram igualmente presentes na sessão o segundo secretário da Assembleia Municipal de Odemira, Amâncio Piedade, o vice-presidente da autarquia, Ricardo Cardoso, os vereadores Raquel Silva, Pedro Ramos, Isabel Palma, Luís Cardoso e Helena Ventura, e o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, Francisco Lampreia.