07h00 - sexta-feira, 17/01/2025

“Ao Encontro da
Semente” em São Luís
e Vale Béjinha

As localidades de São Luís e Vale Béjinha, no concelho de Odemira, recebem neste fim de semana, 18 e 19 de janeiro, a iniciativa “Ao Encontro da Semente”, organizada pela Fundação O Cerro, em parceria com a associação Colher Para Semear e com a Câmara Municipal.
Palestras, caminhadas, oficinas, uma exposição de sementes tradicionais da região e espetáculos musicais são alguns dos destaques do evento, que segundo a organização “é o culminar” do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto “Rede Guardiões de Sementes Tradicionais – Guardar o Património dos nossos antepassados”, vencedor do Orçamento Participativo de Odemira em 2020.
A iniciativa arranca no sábado, 18, pelas 10h00, na sede da Fundação O Cerro, em São Luís, sendo que na sessão de abertura vão estar os presidentes da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, e da fundação, Jorge Cristino, assim como José Duarte, da associação Colher Para Semear.
Depois, pelas 11h00, a sede da Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense (SRMS) recebe a apresentação do levantamento do património agrícola vegetal realizado em algumas freguesias de Odemira, por Jorge Miguel Fonseca, seguindo-se uma demonstração de confeção de papas de milho, com Rosa Duarte.
Após o almoço, que terá lugar na Casa do Povo de São Luís, os participantes no encontro voltam à sede da SRSM, onde a partir das 15h00 se realizam as palestras “Rio Mira, a sua relação com o mundo agrícola”, por António Martins Quaresma; “Agrobiodiversidade: Conservação e valorização nos sistemas alimentares”, por Ana Maria Silva; “SAL – Sistema Alimentar de São Luís, uma visão para o futuro”, por André Vizinho; “As viagens das sementes”, por Paula Canha; e “Semear Floresta”, por Tobias Wolfert. A moderação estará a cargo de Helena Machado.
Às 18h00 é exibido, no mesmo espaço, o filme “O pão que a terra lhe dá – Tradição oral do concelho de Odemira” e, após o jantar, terá lugar um “Baile das Colheitas”, em que atuam, a partir das 21h00, o grupo Violas Campaniças e a artista Analentejana.
O evento “Ao Encontro da Semente” continua no domingo, 19, com uma caminhada logo às 9h00, que terá partida junto à antiga escola primária de Vale Béjinha. É neste espaço que, pelas 11h30, terá lugar uma oficina de colheita, extração, seleção e conservação de sementes com José Miguel Fonseca, seguindo-se, após o almoço, pelas 15h00, uma “Mesa de Sábias e Sábios”.
A iniciativa termina pelas 16h15, com a apresentação das conclusões e reflexões e um momento musical a cargo de Silvestre.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - sábado, 08/11/2025
Escritora Lídia Jorge
à conversa na Biblioteca
de Santiago do Cacém
A escritora Lídia Jorge vai estar neste sábado, 8, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, num encontro com o público no âmbito do evento “Outono Literário”.
07h00 - quarta, 29/10/2025
Unidade Local
de Saúde recebe
distinção nacional
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) foi distinguida a nível nacional pela sua estratégia de gestão integrada da insuficiência cardíaca durante um evento organizado pelos laboratórios Bial.
07h00 - quarta, 29/10/2025
Águas de Santo André
e bombeiros voluntários
renovam parceria
A empresa Águas de Santo André (AdSA) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, renovaram o seu protocolo de cooperação, nas áreas da segurança, bem-estar e sensibilização da população.
07h00 - sábado, 25/10/2025
Moita Flores
na Biblioteca de
Santiago do Cacém
O escritor Francisco Moita Flores vai estar à conversa com o público neste sábado, 25, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, no âmbito do evento “Outono Literário.
07h00 - quinta, 23/10/2025
Feira em Abela
promove artes
e regeneração
Arte contemporânea, sustentabilidade e comunidade “num ambiente rural regenerativo” são os “ingredientes” da terceira edição da Abela Art Faire, evento que se inicia nesta quinta-feira, 23, nesta localidade do concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 15/10/2025
Rota por Cerromaior
“nasce” na cidade de
Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém inaugura nesta quarta-feira, 15, os novos totens informativos da Rota por Cerromaior, alusivos a Manuel da Fonseca e à sua obra com o mesmo nome.

Proxima Edicaox