07h00 - quinta-feira, 30/01/2025

Sines recebe Encontro
Nacional de Enoturismo

A cidade de Sines recebe, na próxima quinta-feira, 30, a quarta edição do Encontro Na-cional dos Profissionais de Enoturismo (ENPE), que visa “impulsionar este segmento em crescimento no turismo nacional” e “abordar temas cruciais para o futuro do setor, pro-movendo inovação, internacionalização e o fortalecimento das redes de negócios”.
O evento, que vai decorrer no hotel Sines Sea View, é promovido pela Associação Por-tuguesa de Enoturismo (APENO), com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, e vai juntar especialistas, empresários, técnicos, decisores públicos e outros profissionais ligados ao enoturismo.
“Este encontro é uma enorme oportunidade para refletirmos sobre o futuro do Enoturis-mo português e para reforçarmos a nossa posição enquanto referência nacional e interna-cional”, refere Maria João de Almeida, presidente da APENO.
A responsável acrescenta ao “SW” que a aposta passa pela inovação, “como a aplicação da inteligência artificial no Enoturismo”, e pela internacionalização, “para garantir o crescimento sustentável do setor”.
Já o presidente da Turismo do Alentejo, José Manuel Santos, reconhece que o Enoturis-mo “é um ativo estratégico” para a região e para Portugal. “Apostar neste segmento sig-nifica criar valor, preservar a autenticidade das nossas regiões e atrair um turismo de qualidade que beneficia toda a economia”, reforça.
O ENPE 2025, que tem também o apoio da Câmara de Sines, arranca pelas 9h30, sendo que na sessão de abertura vão estar o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente da Turismo do Alentejo, José Manuel Santos, e o autarca de Sines, Nuno Mascarenhas.
Para as 10h00 está o previsto o painel “O impacto da Inteligência Artificial no Setor do Enoturismo”, com Jorge Catalão Ramos, da Google Portugal.
Depois, pelas 10h40, debatem-se “As Regiões de Turismo e a Internacionalização do Enoturismo Português – A União Faz a Força?”, com Anabela Freitas (Turismo do Cen-tro), Carla Salsinha (Turismo de Lisboa), José Manuel Santos (Turismo do Alentejo e Ribatejo) e Luís Pedro Martins (Turismo do Porto e Norte). A moderação estará a cargo de Maria João de Almeida.
Ainda durante a manhã, às 11h40, tem lugar o fórum de discussão “A Feira Perfeita para o Enoturismo”, conduzido por Filipa Moroso, e às 12h20 é apresentada a Estratégia APENO 2025, “um plano que define as prioridades da associação para este ano e os anos vindouros”, por Maria João de Almeida. Este momento incluirá ainda o anúncio do próximo local do Prémio Nacional de Enoturismo, que reconhece projetos de excelência no setor.
De tarde, a partir das 14h30, o ENPE 2025 será dedicado ao networking e a reuniões de negócios entre associados da APENO e compradores interessados no Enotu-rismo nacional, numa parceria com a Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo que visa criar “novas oportunidades e estimular negócios que reforcem o cres-cimento do setor”.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - segunda, 17/11/2025
Maria Margarida
Gonçalves eleita
presidente da SR Colense
Maria Margarida Gonçalves é a nova presidente da Sociedade Recreativa Colense, de Colos, tornando-se a primeira mulher a liderar esta instituição do concelho de Odemira fundada a 15 de novembro de 1934.
07h00 - segunda, 17/11/2025
Obras da estrada
entre Alberge e Casebres
avançam este ano
A Câmara de Alcácer do Sal anunciou que prevê dar início, até final do ano, à empreitada de reparação da Estrada Municipal (EM) 1, que liga as localidades de Alberge e Casebres e representa um investimento de quase 623 mil euros.
07h00 - segunda, 17/11/2025
Dessalinizadora vai
ser construída em Sines
O Governo vai avançar com a construção de uma dessalinizadora em Sines, num investimento avaliado em cerca de 120 milhões de euros que deve arrancar em 2027 e estar concluído até 2031.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Seminário de
cinema documental
arranca em Odemira
A história política do Alentejo e o processo da reforma agrária são o mote da 25ª edição do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental, que arranca nesta sexta-feira, 14, e que se realiza pela terceira vez em Odemira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Ações de voluntariado em
restauro ecológico em Odemira
Entre novembro e dezembro a Mossy Earth convida todos os interessados em conservação da natureza e restauro de ecossistemas, a colaborar em dois dos projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto de grande escala “Mira Selvagem” (ou “Wilder Mira”), uma iniciativa que visa recuperar áreas degradadas e preservar a biodiversidade na bacia do Rio Mira.

Proxima Edicaox