A Brigada do Mar recolheu, na última semana, um total de 328 bidões de combustível vazios entre Sines e Tróia, supostamente relacionados com o tráfico de droga ao largo da costa do Alentejo Litoral.
Em comunicado enviado ao "SW", a Brigada do Mar explica que, em quatro dias, 13 dos seus voluntários, com três motos quatro e dois atrelados, "percorreram 58 quilómetros de areal e recolheram 3.500 quilos de resíduos".
"O aparecimento dos bidões de plástico nesta zona da costa portuguesa é recente", frisa o comunicado, acrescentando que os recipientes de plástico, "alegadamente provenientes de lanchas rápidas usadas no tráfico de droga na costa portuguesa, têm aparecido este ano em grandes quantidades também nos areais do algarve".
A Brigada do Mar é uma organização não governamental para o desenvolvimento constituída por voluntários que, desde 2009, desenvolve ações de proteção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas.