07h00 - terça, 11/03/2025

Odemira apresentou Carta
Municipal de Habitação

Odemira apresentou Carta Municipal de Habitação

A Câmara de Odemira apresentou, na passada semana, a sua Carta Municipal de Habitação de Odemira (CMHO), que se constitui como "instrumento de planeamento e ordenamento territorial em articulação com o Plano Diretor Municipal (PDM)".
De acordo com a autarquia odemirense, o documento "concretiza a política municipal em matéria de habitação, considerando um universo de desafios, soluções e agentes relevantes mais alargado do que a Estratégia Local de Habitação".
"Este instrumento será de extrema importância para decidir as políticas públicas de futuro na habitação face aos desafios do território decorrentes do aumento populacional, das dinâmicas e assimetrias internas, das relações com outros territórios e acessibilidades", frisa o presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, citado no comunicado.
Com um horizonte temporal de 12 anos, o documento inclui a Carta Diagnóstico das carências de habitação na área do concelho e a identificação dos recursos habitacionais e das potencialidades locais, nomeadamente em solo urbanizado expectante, em urbanizações ou edifícios abandonados e em fogos devolutos, degradados ou abandonados.
A CMHO define ainda "as necessidades de solo urbanizado e de reabilitação do edificado que respondam às carências habitacionais", assim como "as situações que exijam realojamento por degradação habitacional, a nível social ou urbanístico, do aglomerado ou do edificado".
O documento inclui também a a identificação dos agregados familiares em situação de manifesta carência de meios para acesso à habitação, as intervenções a desenvolver para inverter situações de perda populacional e processos de gentrificação, a identificação dos agentes, públicos ou privados, a quem compete a concretização das intervenções a desenvolver e dos agentes do setor cooperativo, da rede social e das associações ou comissões de moradores, chamados a cooperar para a concretização das intervenções a desenvolver, e um modelo de acompanhamento, monitorização e avaliação da execução.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 24/04/2025
Oficina em Milfontes
para trabalhar
a criatividade
Trabalhar a "capacidade de criar" dos participantes, "com inspiração na primavera do Sudoeste Alentejano", é a proposta de uma iniciativa da Oficina na Escola, na Ribeira da Azenha, em Vila Nova de Milfontes, para este fim de semana, dias 25 a 27 de abril.
07h00 - quinta, 24/04/2025
Festejar a Liberdade
no Alentejo Litoral!
Música, teatro e artes performativas são alguns dos destaques na programação que os cinco municípios do Alentejo Litoral prepararam para celebrar o 51º aniversário da "manhã inteira e limpa".
07h00 - quinta, 17/04/2025
Agricultura no Perímetro
do Mira com menos restrições
O Governo levantou algumas restrições à agricultura devido ao aumento da cota da barragem de Santa Clara, no concelho de Odemira, mas o presidente da Câmara Municipal não esconde a sua preocupação, defendendo uma gestão sustentável deste recurso.
07h00 - quinta, 17/04/2025
Câmara de Odemira
promove ciclo
Conversas de Abril
As comissões de moradores de Odemira na Revolução dos Cravos são o primeiro tema em discussão no ciclo Conversas de Abril – Arte e Revolução, que a Câmara de Odemira promove a partir desta quinta-feira, 17.
07h00 - quinta, 17/04/2025
Festival Mira Fest
na zona ribeirinha
de Odemira
Os britânicos GBH e Onslaught, assim como os portugueses Mata Ratos e Corpus Christii, são algumas das bandas confirmadas na edição deste ano do Mira Fest, que se vai realizar na zona ribeirinha de Odemira na sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de abril.

Data: 17/04/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial