A Câmara de Odemira atribuiu um valor total de 64.973,30 euros às entidades detentoras de zonas de caça no concelho, por forma a potenciar e dinamizar este setor.
Os contratos-programa, assinados na segunda-feira, 17, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Cinegética, têm por objetivo o "apoio ao investimento na melhoria de habitats, beneficiação e conservação de instalações e apoio ao desenvolvimento da atividade e à valorização do produto", revela a autarquia.
Segundo adianta fonte municipal ao "SW", o apoio concedido "representa um aumento de cerca de 44% face ao ano anterior e prevê um financiamento no valor de 46.320 euros para investimento na melhoria de habitats e de 18.173,30 euros para beneficiação e conservação de instalações".
"Está ainda previsto o apoio de 480 euros ao desenvolvimento da atividade cinegética e à valorização do produto caça, perfazendo o valor global de 64.973,30 euros em financiamento do município", acrescenta.
De acordo com a Câmara de Odemira, o Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Cinegética procura promover a exploração sustentável dos recursos cinegéticos presentes nas zonas de caça do concelho, "contribuindo para a conservação do meio ambiente e a gestão sustentável dos recursos cinegéticos presentes nas 139 zonas de caça, das quais 28 zonas de caça municipal, 90 zonas de caça associativa e 21 zonas de caça turística".
Para potenciar a atividade no setor, a autarquia dispõe ainda de um Gabinete Cinegético, "para valorização de produtos, prestação de apoio técnico às entidades gestoras, promoção de ações de formação, colóquios e conferências e gestão do Regulamento Municipal de Apoio à Atividade Cinegética".