07h00 - sexta-feira, 09/05/2025

Sudoeste Alentejano
quer captar mais turistas

As entidades regionais de turismo do Alentejo e Ribatejo e do Algarve acabam de lançar um novo projeto de comunicação e gestão do branding do Sudoeste Alentejo, para captar mais visitantes para esta região, que abrange os concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique.
O projeto “Programa de comunicação e gestão de branding do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”, financiado pelo Turismo de Portugal, tem como objetivo “a valorização do património natural entre o interior e a costa, dos trilhos pedestres e cicláveis pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, das atividades náuticas e do artesanato e produtos locais”.
“É um projeto que tem como objetivo diversificar os públicos turísticos que procuram este território e trabalhar a comunicação”, tendo “uma componente ligada à gestão do produto” e outra “ligada à sustentabilidade social”, explica ao “SW” o presidente da Turismo do Alentejo, José Manuel Santos.
Segundo este responsável, a meta não passa por “criar uma nova marca” turística, mas sim por “olhar para um território onde o turismo é muito importante e onde há produtos turísticos estruturados, mas que têm de ser geridos, apoiados e comunicados”.
“Há um conjunto de produtos que queremos que sejam comercializados e cheguem aos catálogos dos operadores, mas que cheguem também diretamente ao consumidor final”, frisa.
Nesse sentido, continua José Manuel Santos, o projeto tem como lema será ‘Ao natural é melhor’, “onde Odemira vai ter uma oportunidade muito interessante para a sua promoção”.
O projeto vai ser dinamizado ao longo dos anos de 2025 e 2026, representando um investimento a rondar os 878 mil euros, sendo financiado a 90% pelo Turismo de Portugal.
No plano de ações estão previstas campanhas nos mercados português e espanhol, “nomeadamente no País Basco, Galiza e Andaluzia, com o objetivo claro de aumentar os fluxos turísticos e distribuí-los melhor ao longo do ano”, revela José Manuel Santos.
A iniciativa inclui ainda a manutenção de mais de 400 km da Rota Vicentina, “que é o produto de maior sucesso na zona e muito importante para esbater a sazonalidade”, acrescenta.
“O projeto está em ‘velocidade de cruzeiro’ e agora é executar até 2026, esperando que seja uma boa oportunidade para reforçar ainda mais a notoriedade de um território que é muito importante para o Turismo do Alentejo, porque estamos a falar da zona do Alentejo – a seguir a Évora e a Grândola – que tem mais turistas”, conclui José Manuel Santos.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - sexta, 14/11/2025
Seminário de
cinema documental
arranca em Odemira
A história política do Alentejo e o processo da reforma agrária são o mote da 25ª edição do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental, que arranca nesta sexta-feira, 14, e que se realiza pela terceira vez em Odemira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Ações de voluntariado em
restauro ecológico em Odemira
Entre novembro e dezembro a Mossy Earth convida todos os interessados em conservação da natureza e restauro de ecossistemas, a colaborar em dois dos projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto de grande escala “Mira Selvagem” (ou “Wilder Mira”), uma iniciativa que visa recuperar áreas degradadas e preservar a biodiversidade na bacia do Rio Mira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
São Luís recebe Feira
de Empreendedorismo
Regenerativo
A cooperativa Regenerativa, de São Luís (Odemira), promove neste sábado, 15 de novembro, a Feira do Empreendedorismo Regenerativo, para dar a conhecer projetos e negócios de empreendedorismo regenerativo.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Autarca de
Alcácer do Sal
lidera a CIMAL
A autarca de Alcácer do Sal, a socialista Clarisse Campos, é a nova presidente do conselho intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), sucedendo no cargo ao seu antecessor no município, o comunista Vítor Proença.
07h00 - quarta, 12/11/2025
Nova presidente da AM Odemira
quer “aproximar os cidadãos da política”
A socialista Rita Balbino Costa é a nova presidente da Assembleia Municipal de Odemira, sucedendo no cargo a Ana Aleixo.

Proxima Edicaox