A Câmara de Alcácer do Sal deu parecer desfavorável em relação ao projeto da mina da Lagoa Salgada, no âmbito da consulta pública, que terminou no passado dia 30 de abril.
Segundo a autarquia, no parecer remetido à Agência Portuguesa do Ambiente é apresentado "um conjunto de preocupações que deverão ser levadas em consideração sobre o projeto de instalação de exploração mineira" da mina da Lagoa Salgada.
O documento indica que as "grandes preocupações do município se prendem com os recursos hídricos, nomeadamente a manutenção da qualidade e quantidade da água atualmente disponível na área envolvente face aos impactes do futuro projeto e dos efeitos esperados das alterações climáticas".
A par disso, acrescenta a mesma fonte, "o projeto não poderá colocar em causa o abastecimento de água para consumo humano, assim como a saúde humana dos vários aglomerados urbanos existentes na envolvente".
No parecer é ainda referido, em tom de conclusão, que "não se deve contabilizar apenas os efeitos económicos positivos, pois estes só poderão ser considerados positivos se forem benéficos para toda a comunidade local".