07h00 - segunda-feira, 29/09/2025

Chega. Concelho
de Odemira “precisa
de tudo”

O empresário Rui Campos Silva lidera a candidatura do Chega à Câmara de Odemira e aponta como prioridades a segurança, a saúde, a economia, a habitação, o controlo da imigração e a modernização de todo o concelho.

Porque razão devem os odemirenses elegê-lo presidente do Município de Odemira a 12 de outubro?
Os odemirenses devem dizer chega a uma Odemira sem progresso, sem futuro, sem saúde, sem segurança, sem economia, sem habitação, sem respeito pelos mais idosos, completamente esquecida pela gestão local e sucessivos governos centrais. Não quero, nem podemos permitir, que matem as memórias daquela Odemira onde estudei, brinquei, que aprendi a gostar da cultura, do território, dos odemirenses, da nossa gastronomia e que não queria ver desaparecer. Quero revitalizar e possibilitar que muitos possam vir viver, descobrir e escolher uma Odemira de futuro, como eu.

Dentro do vosso programa eleitoral, que áreas serão prioritárias?
Temos um programa para quatro anos e não para 12 anos, como faz o PS. Vamos sem demora mexer na segurança, na saúde, na economia, na habitação, no controlo da imigração e é fundamental a modernização de todo o concelho, que estagnou nos últimos anos.

Que investimentos preconiza para o próximo mandato?
Queremos muito recuperar o projeto de ligar o município ao IP1 e IP2, pois esta ligação será fundamental e permitirá mais desenvolvimento, novos investimentos e novos munícipes para concelho. A construção da nova ponte sobre o Mira que deveria ter sido projetada há anos, aliviando a travessia da atual, que tem 127 anos, sobretudo a veículos pesados de mercadorias e criando uma alternativa à travessia sobre o rio Mira. A construção de 400 novos fogos habitacionais, 200 que serão para renda acessível do município e 200 para regime de cooperativa habitação a preços controlados (regime público/privado). A construção de duas novas creches com centro dia para idosos em localizações a definir. A criação de complexo industrial para empresas na freguesia de Colos, localização a nosso ver de logística estratégica. E retomar as instalações da Navigator na N393 em Odemira, que hoje estão ao abandono, e aí criar um centro de inovação para startups, semelhante ao PACT [Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora], para desenvolvimento e inovação nas áreas agrícola, pecuária, pescas, desenvolvimento sustentável e ecossistema.

O que é o que o concelho de Odemira precisa urgentemente?
Resumo com esta frase: precisa de tudo! Um concelho envelhecido, sem futuro, sem projeto económico, em que uns – os mesmo de sempre, pelo seu estatuto e posição social local – beneficiam sobre os outros. Será mesmo para realizar uma mudança urgente.

O que será um bom resultado para o Chega em Odemira a 12 de outubro?
O Chega tem como objetivo vencer as eleições. Queremos mesmo realizar um rumo novo em Odemira e não gostaríamos de outro resultado, mas o odemirenses serão soberanos sobre o futuro que desejam dia 12 de outubro.

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


07h00 - segunda, 17/11/2025
Maria Margarida
Gonçalves eleita
presidente da SR Colense
Maria Margarida Gonçalves é a nova presidente da Sociedade Recreativa Colense, de Colos, tornando-se a primeira mulher a liderar esta instituição do concelho de Odemira fundada a 15 de novembro de 1934.
07h00 - segunda, 17/11/2025
Obras da estrada
entre Alberge e Casebres
avançam este ano
A Câmara de Alcácer do Sal anunciou que prevê dar início, até final do ano, à empreitada de reparação da Estrada Municipal (EM) 1, que liga as localidades de Alberge e Casebres e representa um investimento de quase 623 mil euros.
07h00 - segunda, 17/11/2025
Dessalinizadora vai
ser construída em Sines
O Governo vai avançar com a construção de uma dessalinizadora em Sines, num investimento avaliado em cerca de 120 milhões de euros que deve arrancar em 2027 e estar concluído até 2031.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Seminário de
cinema documental
arranca em Odemira
A história política do Alentejo e o processo da reforma agrária são o mote da 25ª edição do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental, que arranca nesta sexta-feira, 14, e que se realiza pela terceira vez em Odemira.
07h00 - sexta, 14/11/2025
Ações de voluntariado em
restauro ecológico em Odemira
Entre novembro e dezembro a Mossy Earth convida todos os interessados em conservação da natureza e restauro de ecossistemas, a colaborar em dois dos projetos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto de grande escala “Mira Selvagem” (ou “Wilder Mira”), uma iniciativa que visa recuperar áreas degradadas e preservar a biodiversidade na bacia do Rio Mira.

Proxima Edicaox