12h25 - quinta, 20/04/2017

Fazer ou esperar que aconteça?


Carlos Pinto
Há duas formas bem distintas de estarmos na vida, seja no plano pessoal, profissional ou social. Numa delas podemos optar por ser mais passivos, aguardar que as coisas aconteçam por si ou em virtude de acções de outros. Neste caso poucos riscos se correm, mas raramente somos levados mais além do que avistamos no horizonte. E quando surgem contratempos poucas soluções nos restam… Mas também podemos optar por fazer o oposto, ou seja, ser activos, tentar, errar, voltar a tentar e, quem sabe, festejar. Esta segunda forma de estar na vida acarreta desafios bem maiores e obriga-nos a conviver "paredes meias" com o insucesso. Mas possibilita-nos igualmente obter ganhos bem mais significativos e enriquecedores (em todos os sentidos da expressão).
Vem isto a propósito das novas medidas lançadas pela Câmara de Odemira no âmbito do "Odemira Empreende", o seu Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego [ver notícia na página 7]. Por um lado, o Município acaba de lançar a "Via Verde Empresário", que visa facilitar a vida aos empresários através da agilização dos processos burocráticas entrados nos seus serviços. Em simultâneo, a autarquia vai também disponibilizar espaços no seu Ninho de Empresas para projectos de empresas na sua fase "pré-start up" e "start up", no sentido de facilitar a diversificação de actividades económicas no concelho.
Estas duas medidas – a par de muitas outras lançadas nos últimos anos pela Câmara Municipal no âmbito do desenvolvimento económico – revelam bem a atitude que o Município tem adoptado perante os desafios que o concelho tem pela frente. E em vez de ficar espera que as coisas aconteçam por si (como muitas vezes acontece nestes territórios do interior), a autarquia liderada por José Alberto Guerreiro tem, felizmente, sabido ir na direcção que lhe permite construir um concelho mais rico, mais coeso e onde é cada vez melhor viver, trabalhar e investir.

2. Estamos quase a comemorar 43 anos sobre a revolução que mudou Portugal. O 25 de Abril continua a ser um dia único na história nacional e a sua "herança" de liberdade deve ser, cada vez mais, alimentada no dia-a-dia. Até porque só com liberdade poderemos derrubar os extremismos cada vez mais presentes por esse mundo fora nos tempos que correm.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio
A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Festival de Estátuas
vivas no centro da
vila de Odemira
Mais de uma dezena de artistas portugueses vão marcar presença na primeira edição do Festival de Estátuas Vivas de Odemira, que vai promover esta "arte" no centro da vila durante este fim de semana, dias 20 e 21 de abril, das 14h30 às 18h00.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial